Como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior? Inscrições e Regras!

Se você deseja saber como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior continue acompanhando o texto a seguir. Trouxemos detalhes sobre as inscrições, regras, regulamentos, assim como a forma correta para realizar a inscrição. Veja tudo abaixo sobre como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior.

Como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior
Como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior

O que é Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos mais conhecido como Encceja teve na sua iniciação em 2002 com o principal intuito de analisar o aprendizado de pessoas que não realizaram a conclusão do Ensino Fundamental e Médio em período regular.

O Inep é o idealizador do exame e a disponibilização das provas acontece em parceria com secretarias estaduais e municipais.

Outra função do Encceja e disponibilizar o certificado de conclusão de determinada escolaridade em que o aluno não finalizou em período hábil, isto é, idade adequada.

O documento de certificação é utilizado para ingresso nas instituições de ensino superior. O exame acontece anualmente de forma gratuita. Veja mais detalhes sobre o exame e saiba como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior.


Quem pode fazer a prova do Encceja 2023 no exterior?

Toda e qualquer pessoa que deseja concluir o etapa da escolaridade básica pode realizar a inscrição do Encceja. O aluno realizou a inscrição do Encceja 2023 e não compareceu pode fazer novamente a inscrição para realização das provas no ano posterior.

Entretanto é preciso justificar ausência o que deve ser feito no período de 14 de Dezembro até 20 de dezembro no portal oficial do exame. O Inep será responsável pela aprovação ou não da justificativa disponibilizada pelo aluno.

✓ Veja mais informações sobre o exame:

Imagem: Portal da Educação

Quais são as regras para participar do Encceja?

A regra principal do Encceja é não ter concluído a etapa de ensino de forma regular. Além disso, o estudante que deseja ter em mãos o certificado do ensino fundamental precisa ter idade mínima de 15 anos já os alunos que desejam certificado do ensino médio a fim de ingressar no ensino superior precisa ter idade mínima de 18 anos.

O exame gratuito porém em caso de falta e na inexistência de justificativa, será necessário pagamento de R$ 40 para fazer o exame novamente.

O Encceja conta com quatro provas. São 30 questões de múltipla escolha além de uma redação.

As provas Ensino Fundamental estão divididos em ciências naturais, matemática, língua portuguesa incluindo redação e uma língua estrangeira. São cobradas também disciplinas de história, geografia Filosofia e Sociologia.

Imagem: Portal da Educação

Já os alunos que desejam concluir o ensino médio as provas serão divididas entre matemática, língua portuguesa, língua estrangeira, história, geografia ,Filosofia, Sociologia química, física e biologia. As provas tem quatro horas de duração. Veja mais detalhes e saiba como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior.


Como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior?

Para fazer a prova do ENCCEJA no exterior é preciso preencher o formulário no portal oficial do MEC. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Encceja
  • Busque pela aba Encceja exterior;
  • Preencha os dados e formulário;
  • Envie as informações.

O Encceja Exterior também é elaborado pelo Inep, mas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos locais de realização das provas. Os países em que o exame acontece devem ser verificados pelo interessado no edital do ano em que pretende fazer a prova

Portal: Educa Mais Brasil

O local de prova é liberado pelo portal assim como gabaritos. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.

✓ Se prepare o quanto antes para o exame:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como fazer a prova do Encceja 2023 no exterior? Inscrições e Regras!

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.