Provas do Encceja 2023: Caderno de Questões e Gabaritos do Encceja

Participar das Provas do Encceja 2023 é um dos caminhos mais rápidos e oficiais para conseguir o diploma de conclusão do ensino médio ou fundamental. Por isso, se você quer participar das Provas do Encceja 2023, confira todas as informações neste artigo.

Provas do Encceja 2023
Provas do Encceja 2023

ENCCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma das maneiras de se conseguir o diploma de ensino fundamental ou médio. Por meio de uma prova, jovens e adultos que não puderam concluir o ensino no ano correto, têm a oportunidade de concluir.

As pessoas que decidirem participar da prova, podem estudar por conta ou nos supletivos oferecidos pela rede privada e pública. Além disso, a prova é realizada pelo INEP e o certificado é reconhecido pelo MEC.

Provas do Encceja 2023

✓ Veja informações complementares e não perca nenhum prazo!


Caderno de questões e gabarito do Encceja

O INEP disponibiliza todos os cadernos de questões e seus respectivos gabaritos no site oficial.

Todos os materiais relativos às provas anteriores do ENCCEJA, são organizados em uma linha do tempo, onde estão separados por ano, matéria e nível de ensino. Dessa forma, os alunos não se perdem.

Você pode conferir os cadernos do aluno, clicando aqui e acessando a página oficial.


Quem pode participar da prova do Encceja 2023?

Jovens e adultos que estejam no Brasil ou no exterior, podem realizar a prova. Inclusive, detentos e jovens reclusos que não terminaram o ensino na idade ideal.

Contudo, há uma idade mínima para cada nível do Encceja. Para a realização da prova para a conclusão do ensino fundamental, o candidato deve ter pelo menos 15 anos até o dia da prova. Já para o ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.


Inscrição para a prova do Encceja 2023

Para realizar a prova, não é cobrada nenhuma taxa. Contudo, o aluno precisa fazer a inscrição e possuir CPF. Além disso, é preciso respeitar o período de inscrição estabelecido pelo INEP. Confira agora o passo a passo completo:

  • Primeiro, é preciso acessar a página do participante clicando aqui;

  • Informe o CPF, RG e e-mail, 

Para jovens e adultos privados de liberdade, o responsável pedagógico irá preencher o cadastro.


Qual a pontuação exigida no ENCCEJA?

Com a pontuação do ENCCEJA, o aluno pode obter a certificação completa do ensino ou uma declaração parcial de proficiência, na qual relata apenas as matérias em que o mesmo foi aprovado.

  • Para certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.

  • Para declaração parcial de proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Fonte: site oficial do Educa Mais Brasil

Além de gratuita, a prova do ENCCEJA é fácil de participar. Com o certificado você pode conseguir melhores chances de emprego e salário. Além disso, a conclusão do ensino médio abre portas para mais qualificação profissional como cursos técnicos e faculdades.

Por isso, não deixe de aproveitar essa oportunidade de realizar mais uma conquista. Faça a sua inscrição no prazo definido pelo INEP, estude bastante e boa sorte!

✓ Veja mais informações sobre o Encceja!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Provas do Encceja 2023: Caderno de Questões e Gabaritos do Encceja

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.