Biologia no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

Os alunos que estão se preparando para as provas estão buscando sobre os temas de biologia no ENEM 2023. Por conta disso, separamos informações sobre os assuntos, apostilas e como estudar biologia no ENEM 2023. Confira mais detalhes a seguir.

Biologia no ENEM 2023
Biologia no ENEM 2023

O que mais cai no Enem de Biologia?

No Exame Nacional do Ensino Médio a disciplina de Biologia está inserida da modalidade de Ciências da Natureza juntamente com Química e Física. Portanto, muitas vezes, essa matéria é uma das mais procuradas e temidas pelos estudantes.

✓ Veja também:

De acordo com os professores, Ecologia é o tema que mais cai nas provas, o que corresponde a mais de 11% dos assuntos cobrados no ENEM. Logo em seguida, esses são os temas mais cobrados:

  • Ecossistema;
  • Sistema Imunitário;
  • Genética;
  • DNA e RNA;
  • Angiosperma;
  • Relações Ecológicas;
  • Hematologia;
  • Membrana Plasmática.
Imagem: Pexels

Os assuntos que aparecem em menor recorrência são:

  • Vírus e Protozoários;
  • Sistema Nervoso;
  • Sistema Epitelial e Conjuntivo.

Veja mais detalhes sobre biologia no ENEM 2023.


Qual dia do Enem tem ciências da natureza?

Geralmente, as disciplinas relacionadas à Ciências da Natureza são cobradas no segundo dia de prova, juntamente com Matemática. Já Linguagens e suas tecnologias, Ciências Humanas e Redação são no primeiro dia de prova. Entretanto, as datas e ordem de matérias podem ser modificadas.

As provas são no total de 180 questões. Sendo assim, o estudante tem 2 dias para realizar as provas de 90 questões em cada dia. Antes, o ENEM acontecia em apenas um final de semana, nos dias sábado e domingo.

Imagem: Portal ENEM

Com a modificação, os estudantes fazem as questões em dois finais de semana subsequentes. Veja mais detalhes e saiba dicas de como estudar biologia no ENEM 2023.


Como estudar biologia para o ENEM?

Estudar biologia não é como estudar as disciplinas de exatas. Dessa forma, como dica principal, o aluno precisa se familiarizar com as palavras.

Como o ENEM é interdisciplinar, nas questões podem cair os mais variados temas.

✓ Estude as matérias de maior peso do ENEM:

Outra forma de conseguir ter maior facilidade para responder as questões é conhecer a prova. Para isso, o aluno deve responder as provas anteriores, marcar as dúvidas e estudar os temas que tem maior dificuldade.

O ENEM PPL também pode ser usado para intensificar os estudos dos alunos em geral. Além disso, a realização de simulados torna-se fundamental para o aprendizado e fixação dos conteúdos.

Assistir vídeo- aula é muito importante, isso porque muitas vezes o estudante não consegue conciliar os temas sozinho.

Imagem: Pexels

Caso o estudante não tenha condições de frequentar um cursinho preparatório, na internet há alguns cursos gratuitos que disponibilizam materiais.

Outra facilidade do ensino online é que o estudante pode escolher a carga horária de estudo e adequar à rotina. Ter um cronograma auxilia todo o processo de aprendizagem.


Apostilas de biologia para o ENEM

As apostilas de biologia no ENEM 2023 é fundamental para os estudos. Cursinhos como “O Kuadro” e o site “Stoodi” oferecem material e apostilas gratuitas.

O portal Blog do Enem oferece questões grátis e aulas, além disso, oferecem também simulados que acontecem geralmente a cada dois meses ou semestralmente com o intuito de auxiliar os alunos e fazer uma revisão dos conteúdos estudados. 

O Enem não avalia sua prova apenas de acordo com a quantidade de erros e acertos. O sistema adotado pelo Ministério da Educação é ultrassofisticado e consegue identificar o grau de conhecimento do candidato com base no “caminho” percorrido na prova.

Nesse caminho, são avaliadas as competências que os candidatos têm em Biologia e Ciências Naturais.

Fonte: Guia da Carreira

Nas lojas de aplicativos, os estudantes podem se preparar com aplicativos direcionados ao ENEM. Muitos deles oferecem gabaritos e disponibilizam de provas anteriores.

Por fim, continue acompanhando este portal para ver mais sobre as matérias cobradas no ENEM.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Biologia no ENEM 2023: Como Estudar, Assuntos e Apostilas

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.