Como as Montanhas são Formadas? (Nome de cada tipo)

Muitas pessoas dizem que algumas das paisagens mais belas são vistas do topo de uma montanha, e não estão longe da verdade. Mas você já parou para pensar em como as montanhas são formadas? Descubra aqui isso, e tudo que você precisa saber sobre essa bela obra da natureza.

Homem em topo de montanha
Imagem: Freepik

Montanha, morro, colina ou cordilheiras?

Há uma grande confusão sobre o que é exatamente uma montanha e se é o mesmo que morro, colina e cordilheira. Primeiramente, podemos definir todas os quatro como uma forma de relevo, no entanto eles não são exatamente a mesma coisa.

Cordilheira na realidade é um conjunto de montanhas, já o morro é somente um outro nome da colina, que não é a mesma coisa que montanha. O que difere as duas formas de relevo é simplesmente seu tamanho, ou melhor dizendo altura.

Não há uma diferenciação lá muito precisa, mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os morros têm cerca de 300 m, e as montanhas são mais altas do que isso.

Montanhas no Chile
Imagem: Freepik

Como as montanhas são formadas?

Quando se olha para uma forma de relevo tão majestosa, fica difícil de imaginar que ela não esteve sempre naquele local, daquele exata forma. Mas não é bem assim, na realidade as montanhas passaram por um longo processo até chegarem ao que conhecemos.

Se você se pergunta como as montanhas são formadas, saiba que elas são resultado de forças geológicas, que tem a capacidade de moldar a superfície da Terra. Há duas forças motrizes conhecidas, capazes deste feito, o tectonismo e o vulcanismo.

oportunidades

EVG Cursos Gratuitos 2024

Cursos Disponíveis e Inscrição.

Conferir
Você permanecerá no site atual

O tectonismo, como se chama o movimento das placas tectônicas, comprime e dobra material rochoso quando as placas colidem. Esse processo cria dobras e falhas, que acabam elevando o terreno, originando assim as montanhas.

E a criação das montanhas pelo vulcanismo se dá pelas erupções de vulcões, que tem sua lava acumulada em forma de cones que se solificam, e se elevam no terreno.

Montanhas
Imagem: Freepik

Do que as montanhas são feitas?

As montanhas são feitas basicamente se rochas de diferentes tipos, que são:

  • Rochas ígneas: São as formadas pela solidificação do magma (lava) vulcânico;
  • Rochas sedimentares: Se originam da acumulação e compactação de sedimentos ao longo do tempo;
  • Rochas metamórficas: Se formam pela transformação de outras rochas, sob condições extremas de temperatura e pressão.

Quais são os tipos de montanhas?

Há diferentes classificações de montanhas, que variam conforme o critério utilizado, se por altitude, idade ou, a mais comumente usada, a origem. Utilizando esse critérios, temos três tipos de montanhas classificadas, veja quais são elas:

  • Montanhas dobradas: Estas são as formadas pelas dobras das rochas, causadas pela colisão de placas tectônicas. São classificadas como este tipo: o Himalaia, na Ásia, os Alpes, na Europa e a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.
  • Montanhas vulcânicas: Como o nome indica estas são formadas pelo acumulo e solidificação de lava e cinzas vulcânicas. O Monte Fuji, no Japão e o Monte Etna, na Itália, são dois exemplos deste tipo de montanha.
  • Montanhas de falha: Este tipo tem uma formação diferente, se originando do deslocamento vertical de blocos rochosos em falhas geológicas. Se classificam neste tipo as Montanhas Rochosas, na América do Norte, e a Serra do Mar, no Brasil.
Montanhas nevadas
Imagem: Freepik

A importância das montanhas

Apesar de ser algo muito bom, não são as belas paisagens que seus topos podem proporcionar que fazem as montanhas importantes. Essas formas de relevo costuma abrigar uma grande variedade de flora e fauna, e muitas vezes elas são únicas, ou seja só são encontradas naquelas montanhas.

Além disso, elas são capazes de fornecer água potável, recursos mineiras e, em alguns casos, madeira. Enfim, são boas para o ser humano de diversas formas, da pesquisa científica a recreação por meio do turismo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.