Como Desenvolver a Inteligência Emocional? Especialistas Explicam

Se você deseja saber como desenvolver a inteligência emocional, chegou ao lugar certo! Pois hoje vamos falar sobre essa competência tão necessária para os tempos atuais e ver algumas dicas de especialistas no assunto. Então, acompanhe nosso conteúdo sobre como desenvolver a inteligência emocional!

Como Desenvolver a Inteligência Emocional
Como Desenvolver a Inteligência Emocional – Fonte: EAD Univale

O que é a inteligência emocional?

A princípio, o Quociente Emocional é o nome dado ao conjunto de competências relacionadas a lidar com emoções, próprias ou de terceiros. Ou seja, é a capacidade de perceber, processar, compreender e ter habilidade para lidar com o emocional.

Algumas das competências que estão incluídas na IE que podemos citar são, por exemplo, as soft skills. Nesse sentido, elas estão diretamente conectadas com as características que trazem às interações com outras pessoas.

De acordo com os autores Salovey e Mayer, a inteligência emocional é a capacidade de perceber e manifestar a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, fazendo isso com si próprio e com os que estão ao seu redor.

✓ Veja também:

Fonte: Dicomp

Além disso, especialistas também citam que saber lidar com a IE envolve 4 competências básicas. São elas:

  • Percepção das emoções;
  • Raciocínio por meio do emocional;
  • Entendimento da emoção;
  • Gerenciamento das emoções.

Porém, como desenvolver a inteligência emocional? É sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje. Acompanhe:


Como desenvolver a inteligência emocional?

Como citamos, a inteligência emocional é uma das habilidades mais importantes para enfrentar crises, lidar com o inesperado e encarar as transformações. Nesse sentido, durante o período crítico da Covid-19, muitas pessoas sentiram “na pele” como a IE faz falta.

Porém, mesmo com o avanço da vacinação e redução dos casos, muitas pessoas ainda sentem os efeitos que a falta da inteligência emocional traz. Por isso, trouxemos algumas dicas da especialista Ingrid Cancela, psicóloga da TopMed, sobre como desenvolver a inteligência emocional.

✓ Veja mais:


Pratique o autoconhecimento

Ao longo da nossa vida, passamos a questionar quem deveríamos ser e não quem somos, evitando ter contato com nossas próprias emoções. Desse modo, a cobrança excessiva chega e acabamos até adoecendo.

Como Desenvolver a Inteligência Emocional
Fonte: PROVAR-FIA

Por isso, é necessário trabalhar a aceitação de quem somos sobre como nos sentimos em determinadas situações. Dessa forma, é possível aprender como iremos lidar com tudo à nossa volta de uma forma de forma leve.


Reconheça seus limites para como desenvolver a inteligência emocional

Um passo muito importante para desenvolver a inteligência emocional é entender que todos temos limites. Ou seja, nós vamos falhar, mas também teremos acertos ao longo da vida.

Nesse sentido, é muito importante identificar estes pontos e respeitá-los. Dessa forma, é preciso dizer não para si mesmo e para os outros em algumas situações, e não há nada de errado nisso.

Além do mais, é preciso identificar os acertos e as falhas que podem influenciar na forma como você irá lidar no futuro.


Exercite sua empatia

Uma prática muito importante é aprender a se colocar no lugar do outro. Desse modo, isso ajuda a não ficar levando tudo para o lado pessoal, além de tirar o foco de si próprio.

Fonte: Mente Plena

Logo,  contribui para o seu desenvolvimento com o coletivo, por exemplo, no trabalho, faculdade, etc. Além disso, essa iniciativa fará com que o você saiba identificar e ajudar o próximo, desenvolvendo a paciência e a generosidade.


Aprenda a controlar suas emoções melhora a inteligência emocional

Para finalizar nosso conteúdo sobre desenvolver a IE, trazemos uma das dicas mais importantes: saber controlar suas emoções. Desse modo, é importante sempre lembrar que os pensamentos não são fatos, mas ideias.

Portanto, é válido questioná-los e avaliar se eles são reais ou não, e qual é a probabilidade de eles realmente acontecerem. Isso vai te ajudar a ter uma visão realista das coisas, dos outros e do futuro. Então, mantenha o foco no presente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.