Já se perguntou como ser Fiscal ENEM 2025? Hoje nos perguntamos isso e muito mais. Assim, veremos quais são os outros cargos disponíveis para atuar no exame, quem pode ser fiscal, quanto é pago entre outros tópicos que você não vai querer perder!
Como faço para ser fiscal do Enem 2025?
Para ser fiscal do Enem 2025, primeiramente, é necessário atender alguns requisitos, que abordamos com mais profundidade abaixo.
Então, o primeiro passo é entrar no site do Inep para certificadores. Se for o seu primeiro acesso, será necessário clicar em “Cadastre-se”. Neste momento, o interessado precisa informar o CPF, E-mail, e data de nascimento.
Em seguida, é só clicar em “Salvar” e seguir s orientações da página para continuar com o seu processo de cadastro.
O Inep tem um período específico para a seleção de candidatos inscritos no sistema, entretanto, eles também divulgam o edital com antecedência.
A partir deste documento, as pessoas que desejam participar têm acesso a todos os parâmetros necessários para participar. De todo modo, as inscrições para ser fiscal do Enem geralmente abrem no segundo semestre do ano.
Um ponto a se destacar, é que o valor da remuneração varia de acordo com a função do fiscal e a região. Além disso, os fiscais têm direito a alimentação e transporte no dia da prova.
Quem pode ser fiscal do Enem?
A seleção para ser fiscal do Enem tem um perfil abrangente, de modo que você precisa atender aos seguintes requisitos:
- Ter ensino médio completo;
- Não estar inscrito no Enem;
- Não ter parentes de até terceiro grau, cônjuge ou companheiro inscrito no Enem;
- Não estar envolvido com nenhum procedimento relacionado ao exame;
- (Em alguns casos) ter experiência de no mínimo 3 anos em atividades de fiscalização.
Além disso, não se esqueça da necessidade de confirmar as informações no edital que o Inep disponibiliza aos interessados em se inscrever.
Quanto recebe para aplicar a prova do Enem 2025?
O valor da bolsa-auxílio para fiscais do Enem vai ser diferente, de acordo com a função e a região. Na última edição, os valores variavam entre R$ 50,00 e R$ 130,00 por dia.
De todo modo, esta é uma informação que você recebe antes de começar a atuar como fiscal no dia do ENEM.
Quantas horas trabalha um fiscal do Enem?
Assim como a remuneração, a jornada de trabalho de um fiscal do Enem também pode variar conforme a função e a localidade.
Mas é comum que se dividam em dois blocos, um que trabalha no período máximo de 12 horas, e outro que atua durante 8 horas.
O que faz um fiscal de sala no Enem?
O fiscal de sala é responsável por zelar pela ordem e disciplina na sala de prova e orientar os candidatos sobre as regras do exame.
Além disso, ele vai distribuir os cadernos de prova e os cartões-resposta, e coletar os materiais dos candidatos ao final da prova. Caso necessário, eles também devem registrar ocorrências durante a aplicação da prova.
Outros cargos para atuar no ENEM 2025
Além de fiscal de sala, existem outros cargos para atuar no Enem 2025, cada um com sua responsabilidade, carga e requisitos, como:
- Coordenador de local de prova;
- Aplicador de prova;
- Supervisor de sala;
- Leitor de prova;
- Transcritor de prova.
Falamos sobre como ser Fiscal ENEM 2025, mas este artigo é apenas uma introdução para quem deseja participar.
Então, não deixe de acompanhar o processo, que normalmente abre em julho e em caso de dúvidas, lembre-se de consultar o edital.