Você já se perguntou se há concursos públicos que dá para fazer o Enem? Na verdade, as opções são bem escassas. Porém, o governo do país tem uma proposta diferente para unificar os concursos públicos em território nacional; confira!
Há opções de concursos públicos que dá para fazer com o Enem?
O Enem é a principal prova brasileira para o ingresso às universidades federais do país. Ao longo dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio se expandiu e passou a ser aceito em outros processos, inclusive para cursar uma faculdade fora do país.
A conversa sobre a unificação dos processos seletivos também trazem a dúvida se há opções de concursos públicos que dá para fazer o Enem. Na verdade, já houveram algumas experiências nesse sentido dentro do Brasil.
No ano de 2017, a Polícia Militar da Paraíba utilizou o Enem como a primeira fase do concurso de admissão. Assim, o Enem substituiu a prova de conhecimentos gerais para realizar a primeira seleção dos candidatos.
Outro concurso público que passou a utilizar o Enem foi o Seplag (Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais), que também já adotou o exame nacional com a prova de conhecimentos gerais.
Porém, a oferta depende do edital, e assim é preciso conferir todos os anos se há a viabilidade do Enem como primeira prova. Assim, de fato, não há muitas opções de concursos públicos que aceitam o Enem, ficando restrito a algumas poucas iniciativas.
Conheça o projeto do ‘Enem’ dos concursos
Por mais que o Enem não seja de fato aceito por muitos concursos públicos, recentemente, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que mais de 20 órgãos públicos já aderiram ao sistema de prova unificada nomeado como o ‘Enem dos concursos’.
O objetivo é aplicar uma prova única, ainda no começo de 2024, com a proposta de selecionar candidatos para diferentes órgãos federais. Com isso, o concurseiro terá mais oportunidades de concorrer a vagas pagando uma única taxa de inscrição.
E são vários os órgãos que já aderiram à primeira edição do ‘Enem dos concursos’, como FUNAI, INCRA, Ministério da Saúde, ANEEL, IBGE, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Cultura e o próprio Ministério da Educação.
Ao todo, deverão ser mais de 6 mil vagas ofertadas já nesta primeira experiência do Enem dos concursos de 2024, facilitando a vida de milhões de concurseiros que estudam em busca da aprovação.
Como inscrever-se para o ‘Enem dos concursos’?
Com a nova proposta do governo, o concurseiro poderá se inscrever para diferentes vagas de emprego, desde que estejam no mesmo bloco temático. Ou seja, que se relacione para uma mesma área de trabalho ou ao menos com correlação.
A escolha dos cargos terá uma ordem de preferência definida pelo candidato, o que será essencial para o julgamento da banca. Também será possível inscrever-se para apenas uma vaga. O edital completo do concurso deve sair até o fim de dezembro de 2023.
E como sair bem no Enem?
Por mais que o Enem ainda não seja aceito por um número de concursos, a prova abre muitas portas para os estudantes brasileiros. Para além das vagas nas universidades federais, é possível conseguir bolsas pelo ProUni, FIES ou até fazer um intercâmbio mundo afora.
Assim, a principal dica é prepara-se com calma e qualidade para a prova do Enem. Mesmo quem já está há muito tempo longe da escola pode buscar boas opções de cursos para retomar a matéria e entender o funcionamento do exame.