Curso de robótica para crianças: quais instituições e preços

A robótica se tornou uma área cada vez mais presente em nossas vidas, desde smartphones até carros autônomos. Mas se você está procurando por um curso de robótica para crianças, vamos te mostrar quanto custa, qual a idade ideal, o que a criança aprende, onde estudar, e ainda tem mais!

Uma criança ao lado de um robô. Ele lhe ensina um curso de robótica para crianças
Imagem: Reprodução/freepik

 

Quanto custa um curso de robótica infantil?

O valor do curso pode ser elevado de acordo com a instituição, a carga horária, o material incluso e a localização. Basicamente, os preços podem oscilar entre R$200,00 e R$500,00 mensais.

Contudo, é muito importante pesquisar e comparar diferentes opções para encontrar a que melhor se encaixa no seu orçamento. 

Qual a idade ideal para fazer um curso de robótica?

A idade ideal para iniciar na robótica infantil pode ser diferente conforme a facilidade da criança em aprender. Entretanto, há uma indicação que varia entre 4 anos de idade até 10 anos. 

De todo modo, é aconselhado escolher uma instituição que leve em consideração o desenvolvimento da criança. E que com base nisso, ela aplique atividades adequadas para cada faixa etária.


O que a criança aprende na aula de robótica?

Sem dúvida, as aulas de robótica infantil vão muito além da construção de robôs. Através de atividades lúdicas e envolventes, as crianças desenvolvem diversas habilidades essenciais para o século XXI, como:

Um estudante sentado em frente a um notebook na mesa. Ele assiste um curso de robótica para crianças e escuta usando um air pod
Imagem: Reprodução/freepik
  • Raciocínio lógico e pensamento crítico: ao construir e programar seus robôs, as crianças precisam solucionar problemas, analisar situações e tomar decisões;
  • Criatividade e resolução de problemas: a robótica incentiva a criatividade e a capacidade de encontrar soluções inovadoras para desafios;
  • Trabalho em equipe e colaboração: as atividades em grupo são frequentes na robótica, ensinando as crianças a trabalhar juntas, comunicar-se de forma eficaz e compartilhar ideias;
  • Introdução à programação e à tecnologia: as crianças aprendem os princípios básicos da programação e da tecnologia, abrindo portas para o futuro.

[lazy_recomendador]

acima_titulo= DICAS

titulo= Cursos para crianças

desc= Confira aqui as melhores opções de cursos para crianças!

botao= CONFERIR

sub_botao=*Você permanecerá no site atual

link= https://neteducacao.com.br/cursos-para-criancas/

imagem= https://neteducacao.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Cursos-para-Criancas-1.jpg

[/lazy_recomendador]

Onde estudar robótica?

Existem diversas opções para estudar robótica infantil, de modo que é possível encontrar escolas de robótica. É possível ver instituições especializadas em robótica educacional, com profissionais qualificados e metodologias adequadas para crianças.

Além disso, é possível encontrar oficinas de robótica que algumas escolas, centros culturais e outras instituições oferecem. No entanto, elas costumam ter uma carga horária menor que os cursos regulares.

Uma criança dentro da sala de informática na frente de um computador. É possível ver outros dois estudantes na sala
Imagem: Reprodução/freepik

Outra opção são as escolas online, que ajudam quem busca flexibilidade. Na web, é possível encontrar plataformas que oferecem conteúdos e atividades de robótica para serem realizadas em casa.

Quanto tempo dura o curso de robótica?

A duração dos cursos de robótica infantil podem ir de algumas horas, até mesmo meses, além de cursos com duração fixa, de módulos que se complementam trimestralmente. 


Quais são as vantagens de estudar robótica?

Lembrando que estamos em um dos momentos em que a tecnologia está em alta, há diferentes benefícios de estudar robótica infantil, dos quais destacamos:

  • Desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI;
  • Estímulo da criatividade e resolução de problemas;
Uma estudante montando um robô de diferentes pelas. Ela está em uma mesa na sua casa
Imagem: Reprodução/freepik
  • Melhora o desempenho escolar;
  • Preparo para o futuro do trabalho;
  • Momentos divertidos e de aprendizado.

É claro que essas vantagens podem variar conforme a modalidade de ensino e até mesmo a instituição. De todo modo, investir em um curso de robótica infantil pode ser uma decisão transformadora na vida da criança.

Como constatamos até aqui, além de desenvolver habilidades essenciais para o futuro, a robótica proporciona momentos de aprendizados únicos. Portanto, um curso de robótica para crianças pode ser um verdadeiro diferencial tanto para o crescimento do estudante, quanto o futuro profissional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.