Muitos jovens vão utilizar o SISU para ingressar em uma universidade pública neste ano, mas vários deles não sabem bem como o programa funciona. Se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber sobre o processo seletivo e os documentos necessários SISU 2025.
O que é o SISU?
Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) une as vagas de instituições de educação superior pública brasileiras. O Governo Federal desenvolveu o projeto com o propósito de centralizar os processos seletivos destas universidades em um único sistema eletrônico.
Dessa maneira, a partir de uma única inscrição, estudantes de todo país podem concorrer a vagas em diferentes universidades. Além disso, os participantes têm a vantagem de não precisar se preocupar com diversas provas, já que o SISU usa a nota do Enem como base para classificar seus candidatos.
Quem tem direito de fazer SISU?
O SISU é um processo seletivo voltado a preencher vagas especificamente em universidades públicas, dessa forma, é aberto à participação de todos os brasileiros. Embora não tenha exigências como limite de renda, o programa tem critérios mínimos devido sua metodologia de avaliação, que são:
- Ter participado da edição mais recente do Enem;
- Não ter participado do Enem em condição de treineiro;
- Não ter zerado a redação.
Como o SISU funciona?
Como já mencionado, o SISU utiliza a nota do Enem como base para classificar seus participantes, e assim como em um vestibular, isso é feito até o limite da oferta das vagas por curso e instituição. Ainda é preciso contabilizar as vagas de acordo com a modalidade de concorrência.
Assim, para se classificar para uma vaga do SISU, sua pontuação no Enem precisa ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos e universidades que indicou em sua inscrição. Em outras palavras, quanto mais pontos você fez no Exame, maiores são suas chances de obter uma vaga.
O que fazer depois que sai o resultado do SISU 2025?
O processo seletivo do SISU é bastante simples, afinal, você só precisa se inscrever e aguardar o resultado, divulgado em data previamente determinada e divulgada. Porém é preciso ficar atento, pois o programa só tem uma chamada regular.
Depois que sai o resultado, você tem duas opções, dependendo se seu nome consta na lista de convocados ou não. Caso tenha sido convocado, é só fazer a matrícula no prazo determinado, por outro lado, se não se classificou, pode entrar na lista de espera.
Ressaltando que a inscrição não é automática, você precisa registrar interesse acessando sua conta do SISU. Além disso, precisa entender que a Lista de Espera não oferece tantas chances que a chamada regular.
Isso porque você passará por um novo processo seletivo concorrendo às vagas disponibilizadas para a lista de espera, idêntica a da chamada regular. Porém o número de vagas é bem reduzido, já que são disponibilizadas a partir de desistências de convocados.
Quais documentos necessários SISU 2025?
Agora se você foi classificado e convocado na chamada regular, só precisa aguardar o período de matrículas para formalizar seu ingresso na universidade. Segundo o cronograma do SISU 2025, os aprovados na edição devem se matricular de 30 de janeiro a 05 de fevereiro.
Para isso, você só precisa ir pessoalmente à instituição de ensino superior pública em que obteve vaga, portando a documentação exigida. Conforme o Ministério da Educação (MEC), esses documentos costuma variar um pouco de uma universidade para outra, por isso precisa verificar o que é solicitado.
Veja abaixo os documentos solicitados mais comumente:
- Fotos 3X4 recente;
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio;
- Comprovante de residência com data atual;
- Comprovante eleitoral (em dia);
- Candidatos homens devem apresentar também documento que comprove estar em dia com os serviços militares.