Documentos Necessários SISU 2025: Lista Completa

Muitos jovens vão utilizar o SISU para ingressar em uma universidade pública neste ano, mas vários deles não sabem bem como o programa funciona. Se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber sobre o processo seletivo e os documentos necessários SISU 2025.

Jovem estudante com documentos nas mãos
Imagem: Freepik

O que é o SISU?

Criado em 2010, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) une as vagas de instituições de educação superior pública brasileiras. O Governo Federal desenvolveu o projeto com o propósito de centralizar os processos seletivos destas universidades em um único sistema eletrônico.

Dessa maneira, a partir de uma única inscrição, estudantes de todo país podem concorrer a vagas em diferentes universidades. Além disso, os participantes têm a vantagem de não precisar se preocupar com diversas provas, já que o SISU usa a nota do Enem como base para classificar seus candidatos.

jovem analisa documentos em suas mãos
Imagem: Freepik

Quem tem direito de fazer SISU?

O SISU é um processo seletivo voltado a preencher vagas especificamente em universidades públicas, dessa forma, é aberto à participação de todos os brasileiros. Embora não tenha exigências como limite de renda, o programa tem critérios mínimos devido sua metodologia de avaliação, que são:

  • Ter participado da edição mais recente do Enem;
  • Não ter participado do Enem em condição de treineiro;
  • Não ter zerado a redação.
oportunidades

Como Usar Nota do ENEM no SISU 2025?

Passo a Passo!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Como o SISU funciona?

Como já mencionado, o SISU utiliza a nota do Enem como base para classificar seus participantes, e assim como em um vestibular, isso é feito até o limite da oferta das vagas por curso e instituição. Ainda é preciso contabilizar as vagas de acordo com a modalidade de concorrência.

Assim, para se classificar para uma vaga do SISU, sua pontuação no Enem precisa ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos e universidades que indicou em sua inscrição. Em outras palavras, quanto mais pontos você fez no Exame, maiores são suas chances de obter uma vaga.

jovem em atendimento na secretaria da universidade
Imagem: Freepik

O que fazer depois que sai o resultado do SISU 2025?

O processo seletivo do SISU é bastante simples, afinal, você só precisa se inscrever e aguardar o resultado, divulgado em data previamente determinada e divulgada. Porém é preciso ficar atento, pois o programa só tem uma chamada regular.

Depois que sai o resultado, você tem duas opções, dependendo se seu nome consta na lista de convocados ou não. Caso tenha sido convocado, é só fazer a matrícula no prazo determinado, por outro lado, se não se classificou, pode entrar na lista de espera.

Ressaltando que a inscrição não é automática, você precisa registrar interesse acessando sua conta do SISU. Além disso, precisa entender que a Lista de Espera não oferece tantas chances que a chamada regular.

Isso porque você passará por um novo processo seletivo concorrendo às vagas disponibilizadas para a lista de espera, idêntica a da chamada regular. Porém o número de vagas é bem reduzido, já que são disponibilizadas a partir de desistências de convocados.

Funcionário recebe documentos de estudante
Imagem: Freepik

Quais documentos necessários SISU 2025?

Agora se você foi classificado e convocado na chamada regular, só precisa aguardar o período de matrículas para formalizar seu ingresso na universidade. Segundo o cronograma do SISU 2025, os aprovados na edição devem se matricular de 30 de janeiro a 05 de fevereiro.

Para isso, você só precisa ir pessoalmente à instituição de ensino superior pública em que obteve vaga, portando a documentação exigida. Conforme o Ministério da Educação (MEC), esses documentos costuma variar um pouco de uma universidade para outra, por isso precisa verificar o que é solicitado.

Veja abaixo os documentos solicitados mais comumente:

  • Fotos 3X4 recente;
  • Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certificado de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio;
  • Comprovante de residência com data atual;
  • Comprovante eleitoral (em dia);
  • Candidatos homens devem apresentar também documento que comprove estar em dia com os serviços militares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.