Edital ENEM 2025: Confira a data de todas as etapas!

Todo ano estudantes de todo país ficam ansiosos pelo lançamento da edição anual do Enem, para se agendar e não perder os prazos. Se você é um deles, veja aqui tudo que precisa saber sobre o edital Enem 2025, incluindo as datas de todas as etapas.

Jovem verifica algo no notebook
Imagem: Freepik

Por que devo fazer Enem?

Apesar de não ser muito lembrado por isso, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Governo Federal com o propósito de avaliar a qualidade do Ensino Médio. Mas essa função foi sobreposta por uma ainda mais importante: facilitar o acesso à educação superior.

Isso porque as notas do Enem passaram a ser utilizadas para ingressar em universidades públicas ou privadas brasileiras. Em resumo, a pontuação no Exame se tornou a base de classificação nos programas Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (Prouni).

Da mesma forma, a média no Enem é necessária para solicitar empréstimo estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Aliás, você também pode aumentar sua pontuação no vestibular com a nota do Enem, e até usá-la para ingresso direto em algumas universidades.

http://Quatro%20alunos%20conversam%20em%20pé%20na%20sala%20de%20aula%20acercada%20Bolsa%20de%20Estudos%20SENAI%202024
edital

Cronograma ENEM 2025

Calendário Completo Atualizado.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que é preciso para fazer o Enem?

Diferente da maioria dos processos seletivos organizados por órgãos governamentais, o Enem exige uma série de critérios para participação. Em resumo, para se inscrever para fazer o Enem basta ser brasileiro, portar documento de identidade e CPF, e pagar uma taxa de inscrição.

No entanto, quem vai fazer o Exame com o intuito de usar a nota para ingressar no Ensino Superior tem que se atentar a dois critérios. Primeiramente sua participação não pode ser na condição de treineiro, além disso, você precisa ter participado da edição mais recente do Enem.

jovem faz anotações diante do computador enquanto toma café com fones de ouvido
Imagem: Freepik

Quando sai o edital Enem 2025?

De forma geral, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) costuma lançar os editais no Enem no fim do primeiro semestre do ano. Desse modo, conforme previsto o edital Enem 2025 já saiu.

É muito importante que você acesse o edital e o leia na íntegra, pois o documento traz todas informações importantes sobre o processo seletivo, como as datas de todas as etapas. Veja abaixo o calendário do Enem 2025, para já adicionar na sua agenda:

  • Inscrições: de 05 a 16 de maio;
  • 1º dia de provas: 02 de novembro;
  • 2º dia de provas: 09 de novembro;
  • Divulgação do gabarito em 21 de novembro;
  • Divulgação dos resultados: 13 de janeiro.

Para ver o edital com todas as informações clique aqui.

Jovens fazem prova
Imagem: Freepik

Como vai ser o Enem 2025?

Assim como nas edições anteriores, o Enem 2025 vai contar com quatro cadernos de provas que somam um total de 180 questões objetivas, de múltipla escolha, além da redação. Dessa forma os candidatos respondem questões de quatro áreas de conhecimento, divididas em dois dias de provas.

Veja abaixo o que cai em cada dia de prova e as disciplinas do Ensino Médio incluídas em cada área de conhecimento:

1º dia:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Redação.

2º dia:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: Biologia, Química e Física;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como realizar a inscrição do Enem 2025?

Depois que você ler o edital Enem 2025, você pode realizar sua inscrição acessando a página do Enem no portal do INEP, no prazo determinado. Veja abaixo um passo a passo simples de como realizar sua inscrição do Enem 2025:

  1. Acesse a página do Enem no portal do INEP clicando aqui;
    Página Enem no portal Inep
    Imagem: Reprodução
  2. Clique em Página do Participante;
  3. Na página clique em Entrar com Gov.br;
  4. Faça login caso já tenha cadastro ou cadastre-se com seu CPF;
  5. Preencha os dados solicitados;
  6. Escolha a língua estrangeira de sua prova;
  7. Responda ao Questionário Socioeconômico e finalize sua inscrição;
  8. Emita o boleto de pagamento da taxa de inscrição;
  9. Pronto você está inscrito, agora é só pagar o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 85 para efetivar sua inscrição e se preparar para as provas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.