SESI Inscrições para o Ensino Médio 2024: Como Fazer?

O Ensino Médio SESI 2024 traz todo o currículo da grade obrigatória pelo MEC com uma série de aprendizados sobre tecnologia para formar um profissional antenado para a faculdade e para o mercado de trabalho. Por isso, veja todas as dicas para se inscrever!

Foto de divulgação do Ensino Médio SESI 2024
Foto: Divulgação

SESI

O SESI, ou Serviço Social da Indústria, é um entidade paraestatal brasileira com o foco em uma série de projetos educacionais, esportivos e culturais. Com atuação em praticamente todo o país, além dos projetos gerais, o SESI também conta com escolas para o cumprimento do currículo nacional de educação.

Nesse sentido, conta com Ensino Fundamental e Médio, procurando atender aos familiares de pessoas relacionadas à indústria ou do público em geral por meio de concursos para preencher as vagas anualmente. Com um currículo bem completo, o SESI do Ensino Médio 2024 é bastante concorrido.

Foto de estudantes do SESI
Foto: Divulgação

Cumprindo as propostas do Novo Ensino Médio, a formação pelo SESI conta com uma série de projetos, como o foco no ensino da robótica e da tecnologia, um dos pilares do curso. Além disso, conta com Laboratórios de Ciências e ensino de programação.

O SESI conta com uma série de parcerias e competições, como Tech Challenge, First Lego League, Minecraft Education Edition e First Robotics Competition. Dessa maneira, o curso do SESI é bastante completo, presente em mais de 300 escolas com 128 mil alunos no país.

oportunidade

Curso CC50 de Harvard

Estude Fora Sem Sair de Casa.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quem pode cursar o Ensino Médio SESI 2024?

O ingresso no Ensino Médio do SESI é feito mediante processos de seleção anuais para o ano seguinte. Atualmente, o formato da inscrição depende da escola, visto que cada região do país pode adotar uma metodologia distinta.

Basicamente, há uma separação de vagas exclusivas para os dependentes de associados da indústria, que é o foco principal do programa do SESI. Porém, as escolas também podem separar vagas para os estudantes em geral.

Por sua vez, a seleção dos alunos pode ser feita mediante prova ou até mesmo por sorteio. No caso das provas, os estudantes precisam realizar o teste e superar a nota de corte, com análise totalmente feita pelo edital.

Fotos de alunos do SESI
Foto: Divulgação

Como inscrever-se para o Ensino Médio SESI 2024?

Em primeiro lugar, os estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar no SESI precisam acessar a página oficial do curso. A plataforma lista as escolas disponíveis no país de acordo com a região de cada usuário.

Ainda no site, o estudante pode iniciar o Processo de Inscrição para as vagas de 2024. Os passos seguintes referem-se ao comparecimento na escola escolhida com a seguinte documentação:

  • Carteira de Identidade
  • Certidão de Nascimento
  • CPF (se houver)
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis
  • 2 fotos 3×4
  • Comprovante da inscrição on-line
  • Histórico Escolar

Pode ser necessário também levar uma Declaração de Transferência. A disponibilidade de vagas vai depender da escola escolhida, podendo haver prova ou sorteio como criterização.

Fotos de alunos do SESI
Foto: Divulgação

Vale a pena fazer o Ensino Médio no SESI?

O Ensino Médio no SESI é realmente uma boa oportunidade de, para além da grade curricular esperada, entrar em contato com aprendizados sobre computação e tecnologia que podem ser imprescidíveis para os profissionais do futuro.

Dessa forma, pode valer muito a pena procurar o curso do Ensino Médio no SESI. O que pode ser difícil é o processo seletivo, que costuma ser bem restrito em boa parte das cidades. Por fim, é importante ficar de olho nos prazos e ler o edital em sua região.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.