Hoje nos dedicamos a explicar em detalhes o que é o FIES e P-FIES 2025! Então, se você tem dúvidas, não deixe de conferir o nosso artigo. A seguir veremos não apenas como é possível fazer sua inscrição, a diferença entre os programas, como também, o meio pelo qual você pode simular o financiamento.
O que é o P-Fies 2025?
O P-Fies, que significa Programa de Financiamento Estudantil, é uma modalidade do Fies que surgiu em 2018.
Assim, ela veio com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior privado para estudantes de renda familiar bruta mensal superior a três salários mínimos.
Diferentemente do Fies tradicional, o P-Fies conta com o financiamento de bancos privados da escolha do candidato. Desse modo, as condições de financiamento, como taxas de juros e prazos de pagamento, são definidas pela instituição de ensino e pelo banco escolhido.
Entre alguns dos principais pontos do P-Fies, é possível destacar alguns como quem pode participar. Além disso, há diferentes possibilidades de financiamentos e o seu funcionamento e prestação de contas também mudam.
De todo modo, é importante ressaltar que o P-Fies é um empréstimo que deve ser pago, com juros. Então, é fundamental avaliar cuidadosamente as condições de financiamento antes de decidir aderir ao programa.
Qual a diferença do Fies e do P-Fies?
A principal diferença entre o Fies e o P-Fies é a fonte do financiamento. Afinal, o financiamento do Fies parte diretamente do governo federal, enquanto o P-Fies conta com bancos privados.
Esta diferença gera outras mudanças entre os dois programas, então, é necessário conferir os detalhes antes de se inscrever na prova do ENEM de 2025.
Como se inscrever para o P-Fies?
Já que falamos acima sobre a inscrição, reunimos aqui o passo a passo para se inscrever no P-Fies. Desse modo, é necessário:
- Realizar a inscrição no processo seletivo do P-Fies: as inscrições são feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (SISU), no período divulgado no cronograma do P-Fies;
- Ser pré-selecionado no processo seletivo: o resultado da pré-seleção é divulgado no site do SISU;
- Validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino escolhida;
- Contratar o financiamento com o banco escolhido.
Como se inscrever para o FIES 2025
Para se inscrever no Fies 2025, você não vai encontrar muitas diferenças, no entanto, basta seguir os passos abaixo:
- Crie uma conta no gov.br: o gov.br é o portal de serviços do governo federal. Para criar uma conta, você deve acessar o site gov.br e seguir as instruções, mas tudo é muito simples e intuitivo;
- Acesse o sistema de inscrição do Fies: o sistema de inscrição do Fies está disponível no site do Fies. É necessário acessar o site e clicar no botão “Inscrição”;
- Preencha o formulário de inscrição: no formulário de inscrição, você deve informar seus dados pessoais, como nome, CPF, data de nascimento, endereço, etc. Além disso, é fundamental informar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Escolha as opções de curso e instituição de ensino: agora, basta escolher até três opções de curso e instituição de ensino. As opções precisam ser de cursos de graduação presenciais autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).
- Envie a inscrição: após preencher o formulário de inscrição e escolher as opções de curso e instituição de ensino, não deixe de enviar a inscrição.
Como simular: FIES e P Fies
Para simular o FIES e o P-Fies 2025, você pode acessar o simulador do Fies disponível no site do Ministério da Educação.
O simulador permite que você informe os dados do seu curso, da sua instituição de ensino e da sua renda familiar para calcular o valor do financiamento. Além disso, você obtém o valor das mensalidades e o prazo de pagamento.
Para acessar o simulador do Fies, o primeiro passo é acessar o portal que colocamos acima. Desse modo, você verá algumas opções para inserir informações. Após preenchê-las, você só precisa clicar em “Simular“.
De fato, o FIES e P-FIES 2025 são iniciativas importantes para a educação superior brasileira. Aqui falamos sobre os pontos gerais de ambos os programas, mas não deixe de conferir o site oficial do governo para obter informações detalhadas.