FIM do ENEM em 2023: Entenda o Que Vai Acontecer Com o ENEM!

Você ouviu falar sobre o fim do ENEM em 2023?! Muitos estudantes estão preocupados com essa possibilidade, afinal, é com a média tirada na prova que você conquista uma vaga na faculdade.  Hoje, vamos te contar todos os detalhes sobre o fim do ENEM em 2023.

FIM do ENEM em 2023
FIM do ENEM em 2023 (Imagem: Pexels)

Fim do ENEM em 2023

Os estudantes realizam a prova do ENEM para conquistar um curso de graduação, por isso, a notícia sobre o fim do ENEM em 2023 tem assustado os mesmos.

FIM do ENEM em 2023
Imagem: Pexels

O Exame Nacional do Ensino Médio, criado pelo Ministério da Educação e o INEP, realiza o sonho de muitas pessoas. Isso acontece, porque a nota da prova pode inserir os participantes nas faculdades públicas e particulares do país.

Muitas instituições privadas substituem os seus vestibulares pela nota do ENEM, assim, aumentando as chances de ingresso dos participantes.

✓ Veja como se sair bem na prova:

Com a criação do ENEM seriado, aplicado todos os anos aos estudantes do Ensino Médio, muitos especialistas estão mencionando o fim do ENEM tradicional.

Quais são as mudanças recentes do ENEM?

As mudanças recentes do ENEM não trazem ao candidato a possibilidade de exclusão do mesmo, na verdade, foram introduzidas medidas de segurança.

Agora, para fazer a prova do ENEM o candidato deve usar máscara e levá-las consigo, assim, evitando a contaminação pelo COVID-19.


ENEM 2023 vai mudar para o ENEM Seriado?

O ENEM Seriado já acontece para os alunos do Ensino Médio, mas, isso não significa que o ENEM 2023 vai mudar para o ENEM Seriado.

FIM do ENEM em 2023
Imagem: Pexels

O ENEM seriado acontece da seguinte forma:

  • Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio farão a prova no final do ano.
  • Os estudantes que participaram do ENEM Seriado poderá usar a sua nota final para ingressar no curso de graduação;
  • A nota do participante do ENEM Seriado pode ser utilizada no: SISU, FIES e PROUNI.

Devido a essa mudança, muitas pessoas acreditam que esse é o início do fim do ENEM tradicional, no entanto o MEC não se manifestou sobre o assunto.

Atenção: O coordenador-geral de exames para certificação do Inep, Eduardo Carvalho Sousa, acalmou os ânimos dos jovens ao mencionar que o seriado é mais uma maneira de oferecer oportunidade aos candidatos.

✓ Leia também:


Mudanças do ENEM 2023

Se você está curioso e deseja saber quais são as mudanças no ENEM 2023, esse é o momento de tirar as suas dúvidas.

Imagem: Pexels

Prova impressa

A prova impressa do ENEM, também conhecida como “Tradicional”, permanece. Nela, os candidatos irão responder questões objetivas e criar uma redação conforme o tema proposto.

  • A prova continua sendo aplicada em dois dias distintos.

ENEM Digital

O ENEM digital surgiu para facilitar a vida dos candidatos, pois, algumas pessoas preferem realizar a prova por meio do computador.

A versão digital não tem estrutura diferente da versão impressa, na verdade a única mudança acontece por ser aplicada pelo computador da escola.

No caso do ENEM digital, as questões fechadas devem ser respondidas no computador, mas, a redação permanece na versão impressa, ou seja, manuscrita.

Lembre-se que apenas alguns municípios oferecem a prova digital.

ENEM Seriado

O ENEM Seriado trouxe muita alegria aos estudantes do Ensino Médio, pois, por meio dele é possível ir acumulando pontos até ter uma média final.

Em 2022, apenas os alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio têm a permissão para realizar o Exame, pois, o mesmo possui três etapas. O ENEM Seriado deve ser realizado a cada ano do Ensino Médio.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

FIM do ENEM em 2023: Entenda o Que Vai Acontecer Com o ENEM!

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.