Você é Emocionalmente Imaturo? Descubra com essas 5 questões

Xiii… Será que você está preparado para o resultado deste teste de imaturidade emocional? Selecionamos 5 perguntas para você descobrir sua maturidade ou sua imaturidade emocional. Vai encarar?

Imaturidade emocional
Imaturidade emocional | Imagem: Freepik

Mas o que é maturidade emocional?

Uma pessoa emocionalmente imatura é quela que não renuncia seus desejos ou fantasias da infância. Elas acreditam que o mundo gira em torno de si mesmas e que todos à sua volta devem satisfazer suas vontades.

Além disso, elas normalmente se comportam como se a  realidade devesse se ajustar ao que elas desejam.


Teste de imaturidade emocional

Não existe maneira melhor de descobrir coisas a respeito de nós, se não fazendo um bom teste de personalidade, não é mesmo?

Nós já sabemos que você AMA testes de personalidade e por isso trouxemos um que vai, com certeza, abalar com suas estruturas.

Está preparado?

Mas, calma, não precisa entrar em pânico. Antes de começar, saiba que este teste não se trata de uma sentença, tá? É apenas uma maneira de você se divertir e gerar entretenimento para o seu dia.

O teste é bem simples, você só precisa responder (com sinceridade) às 5 perguntas que vão definir se você é ou não uma pessoa imatura emocionalmente.

Vamos começar.

Imaturidade emocional
Imagem: Blog do Pastor Irineu

1- Você costuma ser uma pessoa egoísta?

Entender que o sol não gira em torno de você já é um grande passo para entender que você é uma pessoa madura. Quando se é bebê ou criança, não é possível saber dessa informação.

Logo, eles sentem fome de madrugada e pedem algo de comer para os pais e são atendidos. Nesse momento, eles não se preocupam com o bem-estar da mãe e do pai, eles se preocupam apenas com sua fome.

À medida que a criança vai crescendo, ela começa a entender que nem sempre ela vai conseguir o que quer e na hora que ela quer, pois as pessoas, até mesmo os seus pais, possuem as suas próprias necessidades.

2- Você tem dificuldade em assumir compromissos?

Uma pessoa que é emocionalmente imatura tem muita dificuldade em assumir compromissos e responsabilidades. Pense no comportamento de uma criança, ela prefere mil vezes viver o momento do que pensar no futuro.

Por exemplo, se você der a ela um doce e disser pra ela não comer, pois lhe dará mais uma, ela com certeza vai optar por comer a que já possui, não pensando no futuro.

No entanto, uma pessoa que é madura, sabe que é preciso se sacrificar por um tempo para para conseguir obter o sucesso no futuro.

Imagem: Pexels

3 Você culpa sempre os outros?

Se você é uma pessoa que tem dificuldade em assumir seus erros e prefere sempre culpar outras pessoas, provavelmente você é alguém emocionalmente imaturo.

4- Você estabelece laços de dependência?

Quem é emocionalmente imaturo, vê as outras pessoas como um meio e não como um fim. Elas não precisam de outras pessoas porque as amam, mas as amam porque precisam delas.

E como essa não é a forma de amor mais genuína que existe, as pessoas emocionalmente imaturas acabam construindo laços de dependência.

Imaturidade emocional
Imagem: Pexels

5- Você é irresponsável com seu dinheiro?

Pessoas imaturas tendem a ser muito impulsivas e esse comportamento não seria diferente em relação ao dinheiro.

Portanto, pessoas emocionalmente imaturas não sabem gerir seu orçamento, compram o que não precisam, com o dinheiro que não têm.

Considerações

Por fim, se você se identificou com mais da metade dos sinais de imaturidade, você precisa trabalhar nisso.

Mas saiba que é normal não estar 100% em todos eles. Afinal, ninguém é perfeito, apenas buscamos melhorar a cada dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.