Todo mundo se preocupa com os conteúdos a estudar para ingressar na graduação, e às vezes, esquece dos livros indispensáveis para o vestibular. Então, para não cometer esse erro, e chegar no dia da prova despreparado, veja aqui uma lista das obras mais exigidas pelas universidades.
Vestibular tem leitura obrigatória
Embora toda vez que se fala sobre o ingresso no Ensino Superior, se mencione apenas os conteúdos do Ensino Médio exigidos nas provas e a redação, vestibular também tem leitura obrigatória. Definida individualmente por cada instituição de ensino, a lista aponta os livros indispensáveis que os candidatos devem ler.
De clássicos do realismo e modernismo brasleiro, como as obras de Machado de Assis e Graciliano Ramos, a romances atuais, como os livros de Itamar Vieira Júnior, há muito o que ler.
Livros indispensáveis para o vestibular
Claro que é extremamente importante estudar os conteúdos das disciplinas, para conseguir fazer uma prova de vestibular. Contudo, deixar as leituras obrigatórias de lado, pode ser um grande erro, que pode lhe custar a aprovação e/ou classificação para uma vaga.
Como cada universidade faz sua própria lista, há uma grande variação de obras, por isso, o ideal é verificar a leitura obrigatória da instituição de seu interesse. Mas trouxemos aqui os livros indispensáveis para o vestibular, mais citados nas listagens. Veja quais são eles:
Dom Casmurro – Machado de Assis
Um dos autores mais citados em leituras obrigatórias, Machado de Assis tem diversas obras que podem ser interessantes de ler, entre elas Dom Casmurro. Considerado um dos maiores livros da literatura brasileira, a obra é indicada por ampliar conhecimentos e a capacidade de argumentação.
Vidas Secas – Graciliano Ramos
Outro grande clássico de nossa literatura, Vidas Secas também costuma figurar entre leituras obrigatórias frequentemente. A obra de Graciliano Ramos traz uma visão realista socioeconômica de uma família nordestina em situação de miséria, que é apontada como atemporal.
Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus
Trazendo o relato real de uma mulher negra, mãe solo, que vive na favela e cata materiais recicláveis para viver, o Quarto do Despejo mostra o racismo e desigualdade socioeconômica do Brasil. E é esse retrato real do país, e das pessoas que vivem nele, que faz a obra ser uma leitura obrigatória.
A hora da estrela – Clarice Lispector
Considerada uma obra-prima da literatura brasileira, A hora da estrela conta a história de uma imigrante nordestina na cidade grande, narrada por um escritor de classe média. O último livro de Clarice Lispector é importante devido a crítica social que traz, com a visão que a elite tem de pobres.
As meninas – Lygia Fagundes Telles
As meninas é uma boa forma, da geração atual entender os conflitos que jovens da época da Ditadura Militar viveram. Além de falar sobre as dificuldades de se viver em um cenário político repressor, sem liberdade de expressão, a autora ressalta a busca de jovens mulheres por emancipação.
Torto Arado – Itamar Vieira Júnior
Uma lição necessária, é a definição do porque Torto Arado é uma literatura obrigatória. Isso porque a obra aborda desigualdades raciais, sociais e de gênero, contando a história de duas irmãs unidas por um acidente, que vivem em situação de trabalho escravo, contexto ainda comum no país.