Quer se atualizar sobre as matrículas SISU 2024? Nossa prioridade hoje é te explicar como esse processo seletivo funciona. Confira as suas principais regras, documentos exigidos e os prazos referentes a cada etapa.

Quais são as regras do SISU 2024?
O SISU é o Sistema de Seleção Unificada, outra iniciativa do governo voltada ajudar estudantes brasileiros a ingressarem no Ensino Superior. A sua maior particularidade, decorre da sua oferta de vagas apenas para instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Entretanto, como todo programa do governo, o SISU também tem suas regras e vamos destacar as principais a seguir.
Inscrições: todos os anos, o SISU abre inscrições duas vezes para o primeiro e segundo semestre. Assim, o edital tem a função de informar os estudantes sobre a data para a realização de cada etapa. Além disso, as inscrições são feitas online e são totalmente gratuitas.

Quem pode participar: também há uma regra referente aos participantes, que por sua vez, precisam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente. Além disso, os estudantes não podem tirar zero na redação. Vale destacar que não tem uma nota mínima para se inscrever.
Nota de corte: a nota de corte é a menor nota necessária para ficar entre os possíveis selecionados. Ela varia de acordo com a modalidade de concorrência, cursos, instituição, vagas disponíveis e quantidade de inscritos. Todos os dias o sistema atualiza a nota, então, não deixe de acompanhá-la durante as inscrições.
Modalidades de concorrência: como você quer concorrer à sua vaga? Esta regra dita os diferentes modos para se inscrever, entre eles: ampla concorrência e ações afirmativas (cotas). As cotas se aplicam a estudantes que pretos, pardos, indígenas, alunos de escola pública, e pessoas com deficiência.

Chamadas e matrícula: após as inscrições, o SISU realiza as chamadas que preencherão às vagas de acordo com a nota de cada participante. Após ver o seu nome na primeira chamada, vem a primeira etapa que não é online, pois, você precisa ir à instituição de ensino realizar sua matrícula.
Lista de espera: quem não foi selecionado na primeira chamada pode se inscrever na lista de espera. Quer entender mais? Nós explicamos tudo nesse artigo.
Documentos para participar do SISU
É muito importante que as pessoas interessadas em participar do SISU deixem seus documentos separados. Vale destacar que eles podem variar de acordo com cada participante.
- Documento de identificação: esses são os primeiros documentos cobrados. Assim, você precisará normalmente do RG (Registro Geral) ou CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
- Comprovante de residência: há alguns casos em que o aluno precisa apresentar algum comprovante de residência. Então, você pode escolher um documento como conta de luz, internet, telefone, entre outros;
- Certificado de conclusão do ensino médio: no ato da matrícula esse é um documento indispensável. Afinal, é este é um dos requisitos para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. Você pode usar o seu histórico escolar ou diploma.
Isso não é tudo, mas são os principais documentos. Alunos cotistas precisam apresentar outros documentos, como um formulário de autodeclaração étnico-racial ou laudo médico. Entretanto, é indispensável conferir o edital oficial antes de se inscrever no processo seletivo.
Cronograma do SISU 2024
Não quer perder nenhuma etapa importante do SISU 2024? Então, você não pode deixar de conferir o calendário completo. Ele está disponível no edital oficial com os respectivos detalhes de cada etapa.

Por fim, confira os prazos e suas respectivas etapas:
- Inscrição ─ 7 a 10 de março;
- Divulgação dos pré-selecionados na primeira chamada ─ 14 de março;
- Complementação da inscrição para os pré-selecionados ─ 15 a 17 de março;
- Convocação dos pré-selecionados da lista de espera ─ 21 de março a 18 de maio.
MAIS LIDAS


