Como todos os anos, os alunos têm a oportunidade de concorrer a uma vaga em uma instituição pública através do SISU Segundo Semestre 2024. Hoje vamos falar sobre as datas, inscrições e outros detalhes que você vai querer conferir.

O que é o SISU Segundo Semestre 2024?
Muitos participantes, principalmente os que participam pela primeira vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU) se esquecem desse detalhe. No entanto, o SISU ocorre duas vezes por ano, normalmente no início dos dois semestres do ano.
O processo, no entanto, segue as mesmas diretrizes que o do primeiro semestre. Entretanto, esta é uma ótima oportunidade para quem não conseguiu ingressar na primeira edição do ano.
Portanto, é essencial se atentar a alguns pontos, como a nota de corte e as datas desta etapa. Felizmente, falaremos exatamente sobre isso a seguir.
Inscrições e datas do SISU 2024
Para se inscrever no SISU Segundo Semestre 2024 não existe muito segredo, tudo é feito online, e em alguns minutos. Então, o primeiro passo para se inscrever é acessar a Página do SISU, no portal do MEC.

Dentro do período de inscrição, neste mesmo painel, o aluno encontrará a janela referente ao “Período de Inscrição”. Clicando nela, o aluno será redirecionado para a página de inscrição.
Seguindo passos muito simples, que o próprio sistema te guiará, é possível selecionar as duas opções de cursos, por ordem de preferência. Em caso de aprovação nas duas opções, o aluno só poderá se inscrever em uma.
Em relação às datas desta segunda etapa, confira a seguir:
- Período de inscrições: 28 de junho a 1º de julho;
- Divulgação dos resultados: 6 de julho;
- Matrículas: 13 a 18 de julho.
Vagas e resultados
Como você pôde perceber pelo cronograma, esta segunda edição do SISU é mais curta. Então, é muito importante não perder nenhum dia desse processo seletivo.
O número de vagas costuma ser menor do que o ofertado no primeiro semestre, e a distribuição é feita a partir da nota de corte. Não há um número exato de vagas ofertadas, então, os alunos precisam conferir em cada instituição.

Vale destacar que o SISU oferta vaga para instituições de ensino superior em todo o Brasil. O resultado, aliás, também fica disponível através da página do SISU, e como apontamos acima, os alunos podem verificar o resultado no sistema a partir do dia 6 de julho.
O que fazer se não for aprovado no SISU?
Hoje os estudantes brasileiros contam com três programas mais famosos para financiamento de estudo em instituições de ensino superior. Assim, além do SISU, hoje é possível contar com o ProUni (Programa Universidade para Todos), e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Ambos os programas oferecem basicamente duas modalidades de bolsa de estudos. As bolsas integrais cobrem 100% do curso, enquanto as parciais financiam 50%.
Um caso interessante de se destacar é que os alunos também podem combinar as bolsas parciais de ambos os programas para financiar 100% do seu estudo.
Você também encontra todas as informações sobre este programa no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.Em caso de dúvidas, é possível conferir os detalhes em cada página e até mesmo nos editais, que podem ser acessados facilmente.
MAIS LIDAS


