Música Clássica para Estudar: 10 Melhores Playlists do Spotify

Seja para uma prova difícil, para o vestibular, ou para concurso, na hora de estudar você precisa de foco, e ouvir música pode te ajudar. Então veja aqui algumas das melhores playlists de música clássica para estudar.

Jovem escuta musica em fones de ouvido enquanto estuda sentado no chão
Imagem: Freepik

Porque é bom ouvir música para estudar?

Ainda há uma grande discussão quanto a música ser realmente boa ou não na hora de focar nos estudos. Contudo, há diversas pesquisas que apontam que a prática pode sim ajudar na hora de se dedicar aos estudos.

Já foi constatado que a música estimula o cérebro, de forma que favorece uma melhor absorção e interpretação de informações novas. Além disso algumas melodias aumentam a atenção e a capacidade de memorização.

A música também tem o poder de proporcionar uma redução do estresse e consequentemente aumentar a sensação de bem estar. Embora as pesquisas apontem que a música escolhida para o estudo pode ser de qualquer tipo que o estudante goste, as clássicas têm muitos resultados positivos.

Pessoa tocando piano
Imagem: Freepik

Porque escutar música clássica para estudar?

Quando se fala de música para estudar e memorizar, as clássicas e instrumentais estão no topo da lista das que trazem melhores resultados. Segundo pesquisadores, a melodia sem letra neutraliza os estímulos ambientais, sem distrair você da sua tarefa principal.

No entanto, ouvir músicas com letra, principalmente as que você conhece e gosta, desvia sua atenção, e assim você acaba diminuindo a concentração no que importa, os estudos. Então, é melhor optar por melodias sem letras e calmas, que vão neutralizar o que pode atrapalhar e proporcionar bem estar.

novidades

Melhores Tablets para Estudar 2024

(lista atualizada)

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quais os benefícios de escutar música para estudar?

Conforme mencionado acima, optar por ouvir música para estudar e memorizar é muito benéfico, pois as melodias proporcionam bem estar e reduzem o estresse. Bem como tem um efeito poderoso sobre o cérebro, aumentando a concentração e estimulando a memória.

De acordo com alguns pesquisadores, escutar música clássica para estudar pode até mesmo amplificar a criatividade e eliminar bloqueios criativos.

jovem estudando diante do computador enquanto toma café e ouve música nos fones de ouvido
Imagem: Freepik

Música Clássica para Estudar

Agora que você sabe o quanto ouvir música clássica para estudar pode ajudar você, está na hora de selecionar algumas playlists para o momento dos estudos. Então, veja aqui as 10 melhores playlists de música para estudar e memorizar do Spotify:

  1. Música Clássica para Estudar, Concentrar e Relaxar de Music – 12h18min com 223 músicas;
  2. Instrumental Study de Spotify – 10h16min com 2401 músicas;
  3. Música Clássica Relax Study de Classical Music – 4 horas com 92 músicas;
  4. Foco no estudo de Spotify – 4 horas com 100 músicas;
  5. Músicas Clássicas para estudar de Gaby Gomes – 9 horas com 124 músicas;
  6. Concentração Perfeita de Spotify – 10 horas com 250 músicas;
  7. Música Clássica Só as Melhores de Cristiane – 3h 45min com 61 músicas;
  8. Peaceful Piano de Spotify – 11 horas com 270 músicas;
  9. Música Clássica para estudar de Digster Portugal – 4h45min com 70 músicas;
  10. Música Clássica – Orquestra Sinfônica de Ana Paula Araújo – 3h15min com 45 músicas.
Pessoa tocando violino
Imagem: Freepik

Como ouvir música para estudar e memorizar?

Apesar de parecer uma tarefa extremamente fácil que não precisa de maiores instruções, você precisa saber como ouvir música para estudar e memorizar. Em primeiro lugar, por mais que os cientistas afirmem a eficiência da música clássica, se você odeia o estilo, opte por outro.

Mas, nesse caso, entenda que colocar suas músicas favoritas não será produtivo, pois elas certamente vão desviar sua atenção. Então, coloque algo que lhe agrade, e não esqueça de escolher melodias calmas e sem letra, para proporcionar bem estar e não distrair seu foco.

Também é importante preferencialmente optar por playlists longas, para que você não precise interromper os estudos para escolher outra música. E, por fim, lembre-se que a música não deve ter sua atenção, então coloque em um volume mais baixo, para que fique como som ambiente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.