Novas Regras do ProUni 2023: Bolsistas Parciais e Estudantes Pagantes

As novas regras do ProUni 2023 já foram liberadas. Os alunos inscritos no programa precisam se atentar para realização das inscrições e regulamentos para bolsistas. Quer saber mais sobre as novas regras do ProUni 2023, continue acompanhando o texto abaixo.

Novas regras do ProUni 2023
Novas regras do ProUni 2023

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos é uma ferramenta na qual auxilia os estudantes na inserção ao ensino superior. Diferentemente do Sisu, o ProUni proporciona a oportunidade de ingresso as universidades privadas.

O cadastro acontece através do site do programa e o aluno precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de forma prévia.

Após a divulgação do resultado do ENEM, pode se inscrever no portal da instituição realizando previamente um cadastro no qual são inseridas informações sobre o aluno assim como a liberação de um questionário socioeconômico.

✓ Veja mais oportunidades:

O programa oferece bolsas de caráter integral e parcial, sendo assim, as instituições liberam as vagas e determinam mediante os cadastros de outros estudantes a nota de corte para ser inserida em determinado curso.

Características como turno,  área e instituição propriamente dita influenciam na nota de corte, sendo que essa é a pontuação mínima para a entrada em determinado curso. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem pode se inscrever e quais são as novas regras do ProUni 2023.

Imagem: Pexels

Quem pode se inscrever?

O Programa Universidade para Todos existe para auxiliar os alunos e a população em geral, entretanto, é necessário seguir algumas regras para ser inserido no programa.

Para fazer o cadastro, o estudante precisa ter conquistado uma nota superior a 480 pontos, não pode zerar a redação e precisa está dentro dos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo programa. Sendo assim as pessoas que podem inscrever no ProUni são aquelas:

  • Que cursaram todo o ensino básico na Rede Pública de ensino;
  • Que receberam bolsa integral na rede privada;
  • Que podem comprovar renda familiar de até 1,5 salário mínimo;
Imagem: Pexels

Além disso pode se inscrever no programa pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino que desejam realizar uma outra graduação. continua acompanhando e saiba como se inscrever no programa.


Como se inscrever no Programa Universidade para Todos?

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos é necessário acessar o Portal oficial e seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Acesso MEC
  •  Fazer um cadastro informando todos os dados pedidos;
  •  Escolher o curso de interesse analisando as informações de forma prévia;
  •  Clique em confirmar;

Caso o aluno ainda não tenha cadastro junto a plataforma é necessário realizar a inserção dos dados e responder um questionário sócio-econômico. Confira as novas regras para bolsistas parciais do ProUni e estudantes pagantes. 


Novas regras do ProUni

A medida provisória de nº 1075 altera as regras do ProUni 2023. Anteriormente para ter direito as vagas era necessário ter estudado todo ensino médio em rede pública ou particular, sendo este último para bolsistas integrais.

Com a nova regra, o ProUni agora também está disponível para os alunos que concluir a educação básica com bolsas parciais ou seja que pagaram um percentual na mensalidade junto as escolas privadas .Veja mais informações a seguir.


Novas regras do ProUni 2023 estudantes pagantes

Como mencionado acima, os estudantes pagantes também tem direito a inscrição do ProUni.

Além disso segundo a medida provisória o MEC órgão responsável pelo ProUni pode retirar a obrigatoriedade de documentação que comprove renda familiar mensal per capita 

O cálculo para cotas também recebeu uma modificação. Com a nova mudança a distribuição das bolsas será feita levando em consideração o percentual mínimo das pessoas autodeclaradas, indígenas, deficientes, pardas ou pretas de cada estado.

Para mais detalhes sobre as novas regras do ProUni 2023,  continue acompanhando este portal.

✓ Veja as informações que os alunos mais buscam:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Novas Regras do ProUni 2023: Bolsistas Parciais e Estudantes Pagantes

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.