Novo Ensino Médio Criado pelo Governo Lula? Entenda

O novo Ensino Médio do Governo Lula propõe aumentar para 3.000 as horas-aulas nas disciplinas tradicionais, que haviam sido reduzidas há dois anos. A seguir, confira o que muda caso o projeto seja aprovado.

Fachada do Ministério da Educação
Fonte: Reprodução (Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O que é o novo Ensino Médio do Governo Lula?

Nas próximas semanas, ou logo no início de 2024, é esperado que a Câmara vote o projeto do novo Ensino Médio do Governo Lula. Com isso, muitas questões foram levantadas sobre as mudanças, especialmente na carga-horária de aulas.

A princípio, houve uma redução nas horas-aulas das disciplinas tradicionais, redução feita há dois anos no Governo Bolsonaro; a ideia do presidente Lula é aumentar (ou restituir) essas horas.

Nesse sentido, o novo Ensino Médio vai ampliar a carga horária de 800 para 1.000 horas anuais, além de reformular o currículo. Das 3.000 horas do curo, 60% delas (1.800) serão para a grade comum. Ou seja, com as matérias tradicionais.

Enquanto isso, os outros 40% (1.200) serão para os itinerários formativos, ou seja, são as matérias optativas que cada aluno deve escolher.

Além disso, os estudantes que fazem o Ensino Médio em paralelo com o Ensino Técnico, a carga horária para as disciplinas obrigatórias poderá ser, no mínimo, de 2.100 horas.

O que são os itinerários formativos?

Em primeiro lugar, o objetivo desses itinerários é que cada aluno monte seu próprio Ensino Médio com base no projeto do governo Lula, escolhendo as áreas nas quais quer se aprofundar.

Alunas conversando
Fonte: Pexels

Nesse sentido, ele vai delimita a oferta a quatro possibilidades de itinerários formativos, que devem contemplar pelo menos 3 áreas do conhecimento.

Dessa forma, vai exigir que cada escola ofereça, no mínimo, 2 dos 4 trilhas de conhecimento. Serão definidos também novos parâmetros nacionais para organizar esses itinerários.

novidades

Mudanças no ENEM 2024

Regras e Datas (Como Será o Novo Enem?)

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quais as disciplinas obrigatórias no novo Ensino Médio do Governo Lula?

Desde 2021, são tidas como obrigatórias as disciplinas de Português e Matemática; elas devem estar presentes em todos os anos do ciclo, assim como estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.

Porém, se aprovado, o novo Ensino Médio do Governo Lula, serão obrigatórias as matérias de:

  • Língua portuguesa e suas literaturas;
  • Língua inglesa e espanhola;
  • Arte;
  • Educação física;
  • Matemática;
  • História,
  • Geografia,
  • Sociologia;
Alunos do colégio SESI
Fonte: Reprodução (SESI)
  • Filosofia;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia.

O que acontece com o Ensino à Distância (EaD)?

Atualmente, a lei permite que as matérias possam ser dadas através de atividades on-line e que os sistemas de ensino consigam firmar convênios com instituições de educação a distância.

Porém, caso aprovado, o novo Ensino Médio vai proibir a oferta dos componentes curriculares da formação geral básica na modalidade de educação à distância. Ou seja, essas disciplinas obrigatórias não poderão ser feitas à distância.


O que vai mudar nas escolas com o novo Ensino Médio?

Até o momento, tudo continua como está em todas as escolas do Brasil. Logo, para que as mudanças sejam feitas, esse projeto de lei deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional para que a legislação atual, que está em vigor, seja alterada.

Contudo, é esperado que ainda no começo de 2024 essa votação aconteça. Mas até lá, o novo Ensino Médio do Governo Lula segue apenas no papel.

Alunos de escola paulista
Fonte: Reprodução (Governo de São Paulo)

Apesar de parece bem promissor, muitas pessoas têm dúvidas quanto a esse novo Ensino Médio. Seja como for, a ideia é que essas mudanças reduzam a evasão escolar.

Em outras palavras, que faça com que mais alunos permaneçam matriculados e frequentando as escolas.

E você, o que acha do novo Ensino Médio? Aproveite para deixar sua avaliação ao final da matéria, e continue acompanhando o Net Educação para mais novidades e notícias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.