Você é uma pessoa apaixonada pelos animais e sonha em trabalhar com eles, mas não sabe por onde começar? Então veja aqui o que precisa estudar para ser veterinária, e tudo mais que precisa saber sobre esse curso de graduação.
O curso de Veterinária
A graduação em Medicina Veterinária se dedica a habilitar profissionais a atuarem na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças em animais. Dessa forma, ao fazer o curso superior você se prepara para trabalhar com animais domésticos, de produção e até silvestres.
Além de promover a saúde e bem estar dos animais, o curso também tem o objetivo de proporcionar segurança alimentar, e viabilizar o desenvolvimento de pesquisas científicas. E para isso, o aluno do curso se dedica por cinco anos ao aprendizado teórico e prático, fazendo inclusive estágio.
O que precisa estudar para ser veterinária?
Para ser veterinária você deve primeiramente gostar muito de animais, além de ter um real interesse em trabalhar com isso, e ser uma pessoa observadora. E se você quiser saber o que precisa estudar para ser veterinária, se prepare, porque é bastante conteúdo.
Em primeiro lugar você vai se aprofundar em anatomia e fisiologia animal, para compreender totalmente como o corpo dos animais funciona. Ainda vai estudar patologia, para conhecer as doenças possíveis em animais, e aprender a prevenir, diagnosticar e tratá-las.
Após o aprendizado em sala de aula, com aulas teóricas e práticas, você terá oportunidade de colocar o que aprendeu em prática em um estágio. Definitivamente, essa etapa final do curso é fundamental para que o estudante se torne um profissional capacitado.
Onde fazer Veterinária?
Apesar de ser um dos cursos mais procurados de nível superior, a graduação em Medicina Veterinária não é tão facilmente encontrada como os outros cursos da área da Saúde. Mesmo assim, você tem muitas opções de de universidades públicas e privadas para fazer o curso, veja algumas delas:
- Universidade Federal do Piauí (UFPI);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
- Universidade Federal da Bahia (UFBA);
- Universidade Federal Fluminense (UFF);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade de Fortaleza (Unifor);
- Universidade Paulista (UNIP);
- Universidade Estácio de Sá;
- Universidade Anhembi Morumbi;
- Anhanguera Educacional;
- Universidade Norte do Paraná (Unopar);
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Como são as provas de vestibular de Veterinária?
Se você vai participar de um vestibular tradicional para Veterinária precisa estudar de tudo um pouco, se preparando para fazer uma boa pontuação. Mas é interessante focar um pouco mais nos conteúdos de Biologia, Química e Física, que costumam ter mais peso que as demais disciplinas da prova.
Notas de corte de Veterinária
Agora, se você pretende tentar acessar a graduação de Medicina Veterinária por meio do SISU ou Prouni, precisa se informar das notas de corte. Veja abaixo algumas médias de nota de corte do curso em instituições públicas e privadas:
- Universidade Federal de Goiás (UFG): 710.90;
- Universidade Federal da Bahia (UFBA): 709.37
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 746.24;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): 717.77;
- Universidade de São Paulo (USP): 787.52;
- Universidade de Brasília (UnB): 734.31;
- Universidade Estácio de Sá: 653.90;
- Universidade Anhembi Morumbi: 585.12;
- Anhanguera Educacional: 544.92;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR): 717.44.
Inscrição em Veterinária
Se você quer iniciar a graduação em Medicina Veterinária, precisa ficar atento ao lançamento do edital do processo seletivo de seu interesse. Veja abaixo como fazer sua inscrição, por exemplo, para tentar uma bolsa de Veterinária em uma universidade privada, por meio do Prouni:
- Acesse o Portal Prouni clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Em seguida preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
- Em ordem de preferência, selecione até duas opções de instituição: curso, turno e a bolsa (integral ou parcial de acordo com a renda familiar). Além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cota).
- Pronto, você está inscrito.