Você está preparado para mais um desafio de percepção visual? Pois, aqui está: o que você vê? Patos ou coelhos? Essa é a sua tarefa! Nos diga se vê patos ou coelhos e compartilhe com seus amigos.
Desafio de ilusão de ótica
Se essa ilusão de ótica de pato ou coelho parece familiar para você, provavelmente é porque a imagem original existe há muito tempo – desde o século XIX, para ser exato.
Publicado pela primeira vez em 1892, pelo artista Joseph Jastrow, a misteriosa imagem de um pato (ou é um coelho?) deixou muitas pessoas coçando a cabeça por décadas.
Se você compartilhar a primeira foto com amigos ou familiares, é provável que pessoas diferentes vejam coisas diferentes na ilusão.
Enquanto algumas pessoas juram que veem um pato, outras têm certeza de que é um coelho.
Não é surpresa que essa ilusão de ótica do pato ou coelho tenha sido frequentemente usada como exemplo de duas maneiras diferentes de ver a mesma coisa.
Mas, como relatou à Live Science, um neurocientista recentemente levou a ilusão de ótica a um passo adiante para descobrir o que as pessoas veriam se olhassem para duas cópias dessa mesma imagem, lado a lado.
Que animais você vê?
Se você viu dois coelhos ou dois patos, definitivamente não está sozinho.
Em um novo estudo sobre as duas imagens, publicado na Perception, o neurocientista Kyle Mathewson, PhD, descobriu que cerca de metade das pessoas não conseguia ver um pato e um coelho à primeira vista.
Quando o Dr. Mathewson pediu-lhes para imaginar um pato ao lado de um coelho, eles ainda não foram capazes de vê-lo.
No entanto, quando os participantes foram solicitados a imaginar um pato comendo um coelho, eles conseguiram vê-lo.
Experimente esta pequena experiência e veja se funciona para você!
Estranho, certo?
Por mais estranho que pareça esse cenário (nunca ouvimos falar de um pato realmente comendo um coelho na vida real), há uma teoria fascinante sobre por que essa ilusão de ótica acontece.
“Seu cérebro meio que diminui o zoom e pode ver o quadro geral quando as imagens são colocadas em contexto umas com as outras”, disse Mathewson em um comunicado.
“O que descobrimos é que você precisa encontrar uma maneira de eliminar a ambiguidade da cena, para permitir que o cérebro distinga entre duas alternativas.”
Essa teoria apenas mostra que sempre ajuda olhar para o quadro no geral – não importa o que você esteja olhando!
O que você vê – patos ou coelhos?
Agora vamos para a parte mais importante deste desafio: o que você vê na imagem?
Se você viu dois patos, quer dizer que você é o tipo de pessoa previsível.
Costuma sempre fazer as coisas do mesmo jeito e detesta mudança. Entretanto, costuma ser uma pessoa extremamente focada e determinada.
Tem um bom coração e está sempre pronto para ajudar as pessoas ao seu redor. Talvez seja um pouco teimoso, mas nada que um abraço ou carinho não resolvam.
Agora, se você viu dois coelhos, quer dizer que você é uma pessoa que pensa fora da caixa.
Inovação é com você mesmo! Está sempre preparado para lidar com as novidades e os acontecimentos inesperados da vida, afinal, nada está sobre o seu controle.
Gosta de viver de maneira livre e sem muita encheção de saco, prefere muitas vezes estar sozinho no que na companhia de pessoas rabugentas.