Conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni não é fácil, por isso é bom conhecer todos os detalhes sobre o programa, incluindo o que fazer para manter seu benefício. Se você ainda tem dúvidas quanto a isso, veja aqui tudo que precisa saber sobre a perda da bolsa do Prouni.
Quem pode obter bolsa do Prouni?
Administrado pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) tem critérios de participação estabelecidos por lei. E devido o programa ter sido criado, com o propósito de dar acesso ao ensino superior a estudantes de famílias menos favorecidas, as regras são rigorosas.
Veja os requisitos que os estudantes precisam atender para concorrer a uma bolsa do Prouni:
- Ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, para concorrer a bolsa integral (cobre o valor total do curso), ou de até 3 salários mínimos para concorrer a bolsa parcial (cobre 50% do valor total do curso);
- Ter participado das edições mais recentes do Enem, alcançado no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a redação;
- Ter cursado Ensino Médio (em escola da rede pública e/ou particular, com ou sem bolsa) ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (Condição exclusiva para os cursos de licenciatura e Pedagogia, com objetivo de formação do magistério da educação básica).
Como conseguir uma bolsa de estudos do Prouni
O processo seletivo do Prouni é bem mais simples que os vestibulares, tendo em vista que não conta com provas, já que usa a nota do Enem como base. Por isso, os estudantes só precisam fazer a inscrição dentro do prazo indicado no edital da edição.
No entanto, fazendo a inscrição você se torna um candidato à bolsa apenas. Para conseguir uma bolsa, você precisa ser qualificado dentro do número de vagas disponibilizadas no curso e na universidade em que está inscrito.
E para isso, você tem que ter uma nota no Enem, igual ou superior a nota de corte do curso de seu interesse, na universidade onde pretende estudar. Dessa forma é inteligente analisar os cursos e instituições em que tem mais chances com sua nota do Enem antes de se inscrever.
Perda da bolsa do Prouni
Contudo, após conseguir sua bolsa, você precisa ter cuidado para que não perca o benefício. Há uma série de situações que podem causar a perda da bolsa do Prouni, veja quais são elas:
Não realizar a matrícula no prazo
Assim que é convocado na primeira ou segunda chamada, ou por inscrição na lista de espera, os selecionados têm um prazo para comprovar sua documentação e se matricular. Caso o estudante não realize a matrícula dentro deste período, ele automaticamente perde a bolsa de estudos.
Documentação falsa
Quando o estudante se inscreve no Prouni precisa apresentar uma série de documentos que comprovem que é apto a concorrer às bolsas. E no momento da matrícula precisa comprovar os documentos da inscrição.
Caso não consiga apresentar a documentação, por ter mentido na inscrição, ou, pior ainda, apresentar documentos falsificados, o estudante perde a bolsa imediatamente.
Muitas faltas
Sendo a bolsa do Prouni um benefício tão concorrido, obviamente você deve valorizar e aproveitar bem. Dessa maneira, uma situação que faz o estudante perder a bolsa é ter muitas faltas, que o Governo considera ser a ausência em mais de 25% das aulas.
Reprovação em mais de 25% das disciplinas
Outra regra baseada no merecimento de manter a bolsa, diz respeito a ser reprovado em algumas disciplinas. Resumidamente, o estudante tem uma tolerância máxima de reprovação em 25% das disciplinas em que se matriculou no semestre.
Se matricular em outra universidade
É importante lembrar, que a bolsa do Prouni é para quem não tem condições financeiras, de arcar com o valor das mensalidades de curso superior. Desse modo, se matricular em outra universidade, além da em que conseguiu a bolsa, também causa perda imediata do benefício.
Aumento de renda
Outra situação que causa a perda da bolsa do Prouni é uma mudança socioeconômica do bolsista, de aumento da renda familiar per capita, de forma que ultrapasse os limites do programa. Em outras palavras, se a situação financeira do estudante melhorar muito durante o curso, ele perde a bolsa.
Nada de cobranças
É importante destacar, que a instituição de ensino superior não pode cobrar nenhum valor do bolsista, pois o Prouni arca com todas as despesas do curso. Sendo assim o estudante não pode perder sua bolsa por falta de pagamentos.