Podemos não ter provas de vida fora da terra, mas já sabemos bem que temos outros planetas, bem diferentes do nosso. Se você quer conhecer melhor os planetas do Sistema Solar, veja aqui as características de cada um dos oito planetas.
O Sistema Solar
Embora ainda tenha muitos mistérios a serem desvendados, o Sistema Solar já é algo sobre o qual temos algum conhecimento. Afinal o homem já o observava desde os tempos pré-históricos, e passou a estudá-lo cientificamente na Grécia Antiga.
Inicialmente o ser humano criou um conceito um tanto quanto egocêntrico, de que os outros planetas e o sol giravam em torno da Terra. Contudo no século 16, enfim a astronomia comprovou que nosso planeta, assim como os demais, na realidade, orbitam em torno do sol.
Planetas do Sistema Solar
O Sistema Solar é composto por seu astro, o sol e mais oito planetas, contando com a Terra, além de planetas menores, satélites, cometas, asteroides, meteoroides, e o espaço interplanetário. Conheça melhor cada um dos oito planetas:
Terra
Primeiramente temos a Terra, nosso planeta, que é o que, por motivos óbvios, é o que melhor conhecemos. Dessa forma, não precisamos falar muito sobre ele, pois sabemos bem sobre seu vasto território cheio de vida, oceanos, atmosfera rica em nitrogênio e oxigênio e suas quatro estações.
Mercúrio
Mercúrio pode até ser o menor dos oito planetas, mas ele também é o mais veloz e o que fica mais próximo do sol. Este pequeno corpo celeste tem uma superfície árida marcada por crateras, e inexplicavelmente, possui regiões polares, apesar de seu calor extremo (até 427°C).
Vênus
Considerado “irmão gêmeo” da Terra, devido ter o mesmo tamanho, órbitas e a presença de vulcões, Vênus na realidade é muito diferente de nosso planeta. Com temperaturas que chegam a 462°C, uma densa atmosfera de dióxido de carbono e nuvens ácidas que bloqueiam a luz solar, se torna inóspito.
Marte
O planeta vermelho Marte, vem a décadas despertando a curiosidade do ser humano, devido a hipótese de ter habitantes. No entanto, é um planeta desolado, cheio de crateras, dunas de areia e vulcões adormecidos, além de não ter proteção da radiação solar.
Mesmo assim o homem segue explorando Marte, pois a descoberta de água gelada sob a superfície e metano na atmosfera torna possível a existência de pelo menos vida microbiana.
Júpiter
O maior de todos os planetas do Sistema Solar, Júpiter pode ser belo aos olhos com sua atmosfera multicolorida e diversas luas. Mas o planeta é apenas um gigante gasoso principalmente por hidrogênio e hélio que tem sua própria tempestade sem fim.
Saturno
Mais famoso, graças a seus imensos anéis feitos de bilhões de partículas de gelo, Saturno tem uma atmosfera gasosa, similar à de Júpiter. Com luas que contam com oceanos subterrâneos e atividade geológica, o planeta tem uma rotação rápida que gera um achatamento polar significativo.
Urano
Admirado por sua atmosfera azul vibrante, Urano é composto basicamente de hidrogênio, hélio e metano, além de seus aneis, formados por poeira escura. O planeta tem luas que apresentam paisagens estranhas e características geológicas únicas, que o fazem se destacar.
Netuno
De um azul ainda mais bonito, Netuno, também tem luas que contam histórias interessantes, e apresentam atividade geológica. O planeta é o mais afastado do sol, e tem sido bastante estudado pelo homem, que descobriu fontes de calor em seu interior e diversos anéis poeirentos.