Como vai funcionar e para que serve a Política Nacional de Equidade nas escolas

A educação brasileira tem sido alvo de alguns novos projetos do Governo, como: a Política Nacional de Equidade nas escolas. Se você ainda não sabe o que é essa nova política federal e para que ela serve, veja aqui tudo sobre o projeto.

Criança sorri segurando cadernos diante de uma lousa
 Imagem Freepik

O que é a Política Nacional de Equidade nas escolas?

A Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) é um projeto que visa suprimir o racismo estrutural na educação brasileira. Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a política foi estabelecida pela Portaria nº 470 do MEC.

Instituída em 14 de maio de 2024, a PNEERQ está atualmente em sua primeira fase de implantação, recebendo as adesões das redes de ensino público de todo o país

Jovem faz a lição na sala de aula
Imagem: Freepik

Para que serve a Política Nacional de Equidade nas escolas?

Desenvolvida com base na Lei nº 10.639 (das diretrizes básicas para a educação nacional para os afro-brasileiros e outros povos indígenas), a PNEERQ tem três metas principais. Dessa forma, uma vez implementada a Política Nacional de Equidade nas escolas vai:

  • Combater as desigualdades étnico-raciais na educação brasileira;
  • Promover a educação das relações étnico-raciais em todos os níveis de ensino;
  • Fortalecer a política educacional para a população quilombola.
Criança sorridente faz a lição sentada a mesa em sua sala de aula
 Imagem:  Freepik

Como vai funcionar a Política Nacional de Equidade nas escolas?

A Política Nacional de Equidade nas escolas vai ser trabalhada com base em algumas estratégias apoiadas em eixos de ação e meta. Começando por promover formação continuada dos  profissionais da educação, principalmente voltadas às relações étnico-raciais e à educação escolar quilombola.

Dentro desta política, o MEC vai produzir e distribuir materiais didáticos e pedagógicos de qualidade, abordando a  temática de forma integral. Bem como, vai implementar ações curriculares de valorização à diversidade étnico-racial e de combate ao racismo.

O Governo Federal vai articular com outras políticas públicas, com o objetivo de realizar ações intersetoriais que combatam o racismo na sociedade brasileira como um todo. Além de monitorar e avaliar o desempenho da PNEERQ, garantindo assim que as ações implementadas serão efetivas.

Por fim, durante a implementação da Política Nacional de Equidade nas escolas, o MEC vai incentivar a participação organizada da comunidade escolar, para criar um ambiente escolar mais justo e inclusivo.

crianças na pré-escola
Imagem: Freeepik

Quando a Política Nacional de Equidade vai ser implementada nas escolas?

Como a PNEERQ ainda está em fase de adesão das redes públicas de ensino, o MEC não divulgou uma previsão de quando a Política Nacional de Equidade vai ser implementada nas escolas. Contudo, após as instituições de ensino estarem cadastradas, a tendência é de que o projeto se desenvolva.

Esperamos que no ano letivo de 2025, as redes de ensino de todo o país já inicie a implementação das ações da PNEERQ, mas não há qualquer informação oficial desta possibilidade. Quando o Governo Federal divulgar uma previsão, atualizaremos aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.