Ranking do Enem 2023: Confira a Posição da Sua Escola

Depois de três anos sem divulgar os dados, o Inep voltou a revelar a colocação das instituições de ensino, de acordo com as notas do Enem. No entanto, até o momento foram reveladas apenas as escolas melhor qualificadas nas provas de 2022. Então,eja aqui o Ranking do Enem 2023.

Jovem verifica algo no notebook
Imagem: Freepik

Ranking apenas das melhores

O ranking, revelado com exclusividade para O Globo, foi dividido em duas listas, uma geral e uma regional. Enquanto a primeira listagem traz as 50 instituições de ensino com as melhores notas do Enem do país, a segunda lista as 10 escolas melhor qualificadas em cada estado.

De acordo com o veículo, as listagens, são parte de uma pesquisa intitulada: “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem”. O material concedido foi coletado e analisado pelos pesquisadores da empresa edtech AIO Educação.

A pesquisa, realizada por Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, foi feita em cima de dados retirados do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), do Inep. Colhidas entre 31 de julho e 3 de agosto deste ano, as informações são referentes às provas do Enem 2022.

Adolescentes posam na sala de aula
Imagem: Freepik

Instituições públicas quase ausentes

Os resultados revelados, não surpreendem, ressaltando mais uma vez a dura realidade da baixa qualidade da educação pública no Brasil. Em ambas as listagens o número de empresas privadas é imensamente superior ao de públicas.

Na lista de colocação geral, que conta com 50 instituições de ensino, apenas quatro escolas são da rede pública, contra 46 da rede privada. Da mesma forma, na listagem das 10 melhores de cada estado, a ausência das públicas foi maior que sua presença.

oportunidades

ProUni e FIES 2024

Veja como usar os 2 programas de uma vez!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Dos 27 estados brasileiros, 13 não contam com nenhuma instituição de ensino pública, dentre suas 10 melhores colocadas. Enquanto os 14 estados restantes, têm de 1 a 3 escolas da rede pública, que se destacaram entre suas 10 com maiores notas.

Apenas o Rio Grande do Sul e Roraima, tem três instituições públicas entre suas dez. Ao passo que o Acre, Alagoas, Espírito Santo e Pernambuco tem duas e o Amazonas, Amapá, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rio de Janeiro, só tem uma.

Jovem levanta a mão  para responder pergunta de professora
Imagem: Freepik

Ranking do Enem 2023

No topo da lista das 50 escolas com as melhores notas do ranking do Enem 2023, novamente se destaca a instituição privada, Colégio Farias Brito, de Fortaleza. As médias mais altas das provas de 2022 do país ficaram entre 696,20 e 776,66.

Os estados de Fortaleza, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal, ficaram com as 10 melhores colocações na listagem. E dentre os cinco, os dois primeiros se destacam, com três instituições de ensino cada.

Todas as 10 escolas que conquistaram os primeiros lugares são da rede privada. A melhor colocada dentre as instituições de ensino da rede pública, foi o Colégio de Aplicação Da UFV, Coluni, de Viçosa/MG, que ficou em 20º lugar na lista, com média 714,45.

Adolescentes fazem prova
Imagem: Freepik

Por fim, veja abaixo as 10 melhores colocadas do ranking do Enem 2023, identificadas por cidade e estado, e suas médias:

  1. Farias Brito Colégio de Aplicação – Fortaleza/CE: 776,66;
  2. Fibonacci Colégio – Ipatinga/MG: 736,64;
  3. Colégio Alfa Cem Bilíngue – Rio de Janeiro/RJ: 735,81;
  4. Ari de Sá Cavalcante Colégio Major Facundo – Fortaleza/CE: 734,56;
  5. Colégio Santo Antônio – Belo Horizonte/MG: 731,71;
  6. Colégio Bernoulli – Belo Horizonte/MG: 730,85;
  7. Colégio e Curso Pensi Tijuca 1 – Rio de Janeiro/RJ: 727,67;
  8. Objetivo Colégio Integrado – São Paulo/SP: 725,46;
  9. Ari de Sá Cavalcante Sede Mario Mamede Colégio – Fortaleza/CE: 721,96;
  10. Colégio Curso Podion – Brasilia/DF: 720,91.

Clique aqui para ver a lista completa das 50 escolas com as melhores notas do país, no ranking do Enem 2023.

Clique aqui para ver a listagem que traz as 10 escolas melhor qualificadas em cada estado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.