Todo ano é a mesma coisa, milhares de jovens que conseguiram FIES ficam confusos sobre o que precisam fazer no próximo semestre acadêmico. Se você é um deles, e está em dúvida sobre a rematrícula FIES 2025, veja aqui tudo que precisa saber sobre para esclarecer suas dúvidas.
Rematrícula FIES 2025
Embora seja um programa criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso ao Ensino Superior, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é bem diferente do SISU e Prouni. Isso porque não é só um simples processo seletivo para ingresso na graduação, mas um empréstimo estudantil.
Dessa forma, ao conseguir o FIES você precisa efetivar uma negociação, que é firmada por meio de um contrato, como outros procedimentos financeiros do tipo. E, apesar do FIES cobrir as despesas até a formatura do financiado, esse acordo precisa ser renovado semestralmente.
Chamada de aditamento, essa renovação é comumente conhecida entre os estudantes como rematrícula FIES. Igualmente como uma rematrícula universitária, você precisa obrigatoriamente realizar esse procedimento para continuar cursando a graduação, e manter seu financiamento.
Então, se você pretende estudar no próximo semestre, precisa ficar atento ao seu e-mail para garantir sua rematrícula FIES 2025. Afinal é lá que você receberá um aviso da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua universidade, para realizar o aditamento.
Quem tem FIES tem que pagar rematrícula?
Uma das dúvidas que atormentam a cabeça de um grande número de financiados do FIES, é se vai ter que pagar rematrícula a cada novo semestre. E a resposta para essa questão é um grande não, pois essa prática é proibida por lei.
De acordo com informações do portal oficial do FIES, as instituições de Ensino Superior participantes do FIES não podem cobrar matrícula ou rematrícula dos financiados. O veto a essa prática está estabelecido no artigo 45, da Portaria nº 209, de 7 de março de 2018.
Quando é a renovação do FIES 2025?
Ainda que você precise aguardar a convocação do CPSA para renovar seu FIES, é preciso ficar atento ao prazo estabelecido para esse procedimento. Isso porque o MEC determina um período para que todos financiados realizem o aditamento de seu contrato.
A rematrícula FIES 2025 para o primeiro semestre deve ser realizada de 01 de dezembro a 31 de março. Então, se não receber a solicitação para o adiantamento, contate o CPSA de sua instituição dentro deste prazo.
Lembrando que a renovação é semestral, por isso, o procedimento deve ser realizado novamente entre 01 de julho e 31 de agosto, para garantir o segundo semestre de 2025.
Como renovar o FIES 2025?
Para renovar o FIES 2025, realizando o adiantamento de seu contrato, você precisa realizar um procedimento remoto e um, ou dois, presenciais, dependendo de sua situação. Isso porque há duas modalidades de aditamento.
Se você não teve nenhuma alteração nos dados apresentados na contratação do financiamento, vai realizar o aditamento simplificado. Para isso, depois de definir o aditamento no portal SISFIES, só precisa buscar o Documento de Regularidade de Matrícula na CPSA de sua universidade quando convocado.
Contudo, se houver alterações em seus dados, após os procedimentos acima mencionados, você tem mais um passo a realizar. Em seguida você deve ir até a agência do banco que administra seu financiamento, para realizar a atualização das informações.
Veja abaixo um passo a passo de como iniciar a rematrícula FIES 2025, realizando a primeira etapa do aditamento de seu contrato, com o procedimento remoto:
- Confira seu e-mail cadastrado para verificar o recebimento da solicitação da CPSA para realizar o aditamento;
- Quando receber a solicitação, acesse o portal SISFIES clicando aqui;
- Clique em Aditamento de contrato;
- Faça login com CPF e senha;
- Confira as informações de seu contrato;
- Onde pergunta se é necessário realizar alterações, basta clicar sim ou não, dependendo do seu caso;
- Clique em Confirmar Aditamento;
- Imprima seu comprovante;
- Pronto, agora é só seguir com os passos da 2ª etapa.