A renegociação FIES 2023 deve ser solicitado, se aprovado, o FIES fará um novo acordo de pagamento para que você fique em dia com as parcelas. Veja como pedir a renegociação FIES 2023 nesse artigo.
O que é a renegociação FIES 2023?
A renegociação FIES 2023 deve ser solicitada pelo beneficiário, por isso, o processo inicial acontece online.
Além disso, a renegociação do Financiamento Estudantil está amparado pela MP nº 1.090, de 30 de dezembro de 2021.
O objetivo da renegociação é auxiliar os devedores a regularizar a situação com o FIES, mas, agindo conforme o banco escolhido. Se esse é o seu caso, fique ciente que é possível entrar em um acordo com o FIES para que a sua dívida seja paga.
Contudo, é importante lembrar que, apesar do atual governo ter instituído o programa Desenrola Brasil, este não permite negociação de dívidas relacionadas com políticas públicas.
Quem pode solicitar a renegociação?
O FIES não tem restrições, se você está com débitos em atraso com o mesmo, então, poderá solicitar a renegociação da dívida ativa.
- Se você está sobe contrato do financiamento até o segundo semestre de 2017, então, poderá solicitar a renegociação.
Veja como acontece os descontos em cima da dívida em atraso do FIES!
- 360 dias de atraso: Haverá um desconto de 92% referente à dívida ativa de estudantes do Cadastro Único, ou seja, pessoas que estão cadastradas nos Programas Sociais do Governo Federal
- Beneficiários que receberam auxílio emergencial, receberão desconto de 92% sobre a sua dívida do FIES
-
- Estudantes que estão em situação de dívida, mas, não são beneficiários de programas sociais terão um desconto de 86,5% no pagamento da dívida.
- 90 a 360 dias de atraso da dívida FIES: Nesse caso, os beneficiários terão um parcelamento que poderá ser dividido em 150 vezes. Além disso, recebendo redução de 100% referente às multas e juros. Essas pessoas terão uma concessão de 12% de desconto em cima da dívida.
Se você tem o perfil descrito acima, então, entre com uma solicitação de renegociação para regularizar a sua situação.
✓ Os aluno também buscam por esses temas. Confira também:
Como renegociar dívida do FIES 2023?
Saiba que são mais de 1 milhão de estudantes com débito com o financiamento, por isso, é importante saber como realizar a renegociação FIES 2023.
A renegociação dos devedores acontecerá nos seus respectivos contratos conforme o agente financeiro escolhido, seja Banco do Brasil ou Caixa.
A transação por adesão implicará a aceitação pelo devedor do Fies das condições estabelecidas em ato do Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil – CG-Fies.
Fonte: in.gov.br
Renegociação Caixa Econômica Federal
Veja como solicitar a renegociação do FIES pela Caixa!
- Acesse o ambiente digital da Caixa, clique aqui
- Agora, informe o CPF e clique em “Próximo”
- Informe a sua senha para realizar o login
- Agora, clique na opção de solicitação da renegociação FIES.
De acordo com as normas do Comitê Gestor do Fies, a Caixa saberá se você pode ou não fazer a solicitação. Haverá um simulador na página, por meio dele o devedor poderá simular a renegociação e saberá quanto terá que quitar da dívida com o FIES.
Renegociação Banco do Brasil
Acesse o seu aplicativo do Banco do Brasil, assim, poderá pedir a renegociação FIES.
- Acesse a sua conta no aplicativo do Banco do Brasil
- Agora, clique em “Soluções de Dívidas” e clique na opção de renegociação
- Realize a solicitação.
Ao solicitar a renegociação, o devedor poderá gerar o boleto para o pagamento total da dívida, mas se desejar pode dar entrada no parcelamento da mesma.
✓ Veja mais informações úteis sobre o FIES:
Atenção: A solicitação da renegociação deve ser realizada através do seu agente financeiro, ou seja, o banco escolhido para contratar o FIES. Nesse caso, ou o estudante escolheu a Caixa ou o Banco do Brasil, pois só há essas duas opções.
No entanto, o perdão de dívida do FIES 2023 está parado até o momento. O Governo Federal ainda não publicou oficialmente sobre uma nova possibilidade de renegociar.
Porém, o Deputado Federal de Santa Catarina, Pedro Uczai (PT) já se adiantou com o assunto:
Os estudantes que recebem o Bolsa Família ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, com dívidas atrasadas de mais de 1 ano até 30/06/2023, haverá o perdão de 99%”.
Fonte: Twitter (@uczai)
Para mais informações sobre o perdão de dívida do FIES 2023, continue acompanhando nosso portal!