Não fique de fora da segunda chamada do SISU, veja agora mesmo como funciona. Se você está com dúvidas, então, esse artigo vai te mostrar os detalhes desse processo que dá uma nova oportunidade para quem não ingressou na primeira chamada.
A segunda chamada do SISU 2024
O Sistema de Seleção Unificada (SISU), conta com etapa adicional do processo seletivo em todas as edições. Nesse período, vagas que não estão ocupadas, são distribuídas entre outros participantes.
Para participar do SISU, o aluno precisa ter participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). De acordo com a sua pontuação na prova, os alunos concorrem a vagas, e o primeiro resultado é o da chamada regular.
Alguns estudantes ficam de fora dessa primeira convocação. Desse modo, a segunda chamada é uma etapa voluntária, e os participantes precisam confirmar o interesse em ingressa na lista de espera.
Nesse período, que falaremos melhor quando ocorre, as instituições de ensino superior oferecem as vagas remanescentes. Aqui vai uma dica muito importante! Se você foi classificado na segunda opção, também é possível se inscrever para a segunda chamada do curso que não te solucionou.
Vagas disponíveis na segunda chama do SISU
Os critérios de classificação e as regras para a segunda chamada podem variar de acordo com cada instituição de ensino. Por outro lado, na maioria das vezes seguem os mesmos parâmetros da primeira chamada. Ou seja, se classifica quem ficar acima da nota de corte dentro do número de vagas disponíveis.
Em relação à quantidade de vagas, isso é muito incerto, pois, alguns cursos podem ter uma vaga para a lista de espera, enquanto outros podem oferecer mais de dez. A inscrição para a lista de espera, normalmente começa quando há a divulgação dos aprovados na chamada regular.
Nessa edição, os estudantes têm entre o dia 28 de fevereiro e 08 de março. Para ingressar nessa etapa do processo seletivo, os candidatos precisam manifestar seu interesse no sistema.
Inscrição e resultado da segunda chamada do SISU
Para fazer a inscrição na lista de espera, basta acessar a Página do SISU no portal do MEC. Dentro do período selecionado, clique na janela referente ao “prazo para participar da lista de espera”.
Nessa mesma página você também encontra informações muito importantes para quem participa do SIS, incluindo o cronograma.
Depois que você entrar no sistema do SISU, com sua conta gov.br, basta clicar no botão “Participar da lista de espera”. Feito isso, é necessário acompanhar a divulgação, de modo que os resultados ficam disponíveis no dia 13 de março.
É importante ressaltar que a participação na Segunda Chamada do SISU é opcional. Então, se você já teve a aprovação em sua segunda opção de curso, não há o porquê participar, caso não queira.
De todo modo, para quem não ingressou na primeira chamada, sem dúvidas, é muito importante ter essa oportunidade. O resultado pode ser acompanhado na página de lista de candidatos aprovados na lista de espera do SISU.
Por fim, você viu como todo o processo é simples. Lembre-se que em caso de aprovação, é necessário continuar o processo de matrícula na própria instituição.