Milhares de jovens brasileiros vão tentar ingressar em uma universidade pública pelo SISU esse ano, mas nem todos vão conseguir de primeira. Se você não sabe bem o que esperar dos resultados do processo seletivo, veja aqui tudo que precisa saber, incluindo se há segunda chamada SISU 2025.
O que é o SISU?
O Sistema de Seleção Unificada (SISU), foi criado em 2010, para unir as vagas das universidades públicas brasileiras em um único sistema eletrônico. Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa foi idealizado com o propósito de centralizar os processos seletivos para este tipo de instituição.
Quem tem direito de fazer SISU?
Considerando que educação é um direito de todos e o programa seleciona alunos para universidades públicas, todo brasileiro tem direito de fazer SISU. Contudo, apesar de não tem exigência de limite de renda como no Prouni, para que possa ser avaliado, o candidato precisa:
- Estar concluindo ou já ter se formado no Ensino Médio;
- Ter participado da edição mais recente do Enem;
- Não ter participado do Enem na condição de treineiro;
- Não ter zerado a prova de redação do Enem.
Como é feita a classificação do SISU?
A metodologia de avaliação e classificação do SISU é feita da mesma forma que no Prouni, ou seja, usando a nota do Enem como base. Dessa forma, você precisa se classificar com sua pontuação dentro do limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência.
Assim, para obter uma das concorridas vagas, sua nota no Enem tem que ser igual ou maior do que a nota de corte dos cursos e universidades que você indicar na inscrição. Em outras palavras, quanto maior for sua pontuação no Exame, maiores são suas chances de se classificar.
Segunda chamada SISU 2025
Outra grande diferença entre o SISU e o Prouni, é que enquanto o programa bolsista tem duas chamadas, o voltado às instituições públicas tem só uma. E na edição atual isso não muda, ou seja, não há segunda chamada SISU 2025.
Os resultados do SISU são divulgados em uma chamada regular, que convoca todos os classificados para as vagas disponibilizadas na edição. Desse modo, se você não foi convocado nesta chamada única, só tem a lista de espera como opção.
E neste caso, você precisa registrar seu interesse em entrar na lista de espera, para concorrer às vagas remanescentes. Mas esteja ciente, que da mesma forma que na chamada regular, você será classificado pela pontuação de sua nota no Enem e a nota de corte dos cursos e universidades.
Quando vai abrir o SISU 2025?
Assim como acontece todos os anos, para saber quando vai abrir o SISU 2025 você precisa verificar o cronograma do processo seletivo. Esse calendário, que contém todos os prazos do SISU, é divulgado no edital da edição, veja abaixo as datas importantes:
- Inscrições: De 20 a 23 de janeiro;
- Resultados da chamada regular: 29 de janeiro;
- Registro de interesse em participar da lista de espera: De 29 de janeiro a 05 de fevereiro;
- Matrículas da Chamada Regular: De 30 de janeiro a 05 de fevereiro;
- Convocação dos selecionados da Lista de Espera pelas instituições de ensino: A partir de 14 de fevereiro.
Como se inscrever no SISU?
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o SISU 2025 e seus resultados, só precisa fazer sua inscrição acessando o portal do programa. Veja abaixo como se inscrever quando o prazo iniciar:
- Acesse o Portal SISU clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Em seguida preencha os dados solicitados;
- Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
- Pronto, você está inscrito.