Taxa de Inscrição ENEM 2023: Valor e Prazos de Pagamento

A taxa de inscrição ENEM 2023 é um dos assuntos mais procurados principalmente pelo fato de que os estudantes gostam de se programar com antecedência. Em razão disso, separamos detalhes sobre os prazos de pagamento, boletos e prazos de pagamento da taxa de inscrição ENEM 2023.

publicidade
Taxa de inscrição ENEM 2023
Taxa de inscrição ENEM 2023 Imagem: Wikimedia

O que é ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo seletivo de categoria nacional e porta de entrada para que os estudantes sejam inseridos nas instituições de modalidade pública e privada.

publicidade

Sendo considerado como o maior vestibular do país e segundo maior do mundo, o Enem através dos programas como o Sistema de Seleção Unificada Sisu e o programa Universidade para Todos favorecem a inserção dos Estudantes para a categoria Universitária.

Além disso, os alunos que desejam realizar o financiamento estudantil através do FIES também devem utilizar a nota do ENEM para realizar o procedimento.

É importante lembrar que as instituições por meio da nota de corte favorecem o ingresso dos alunos.

publicidade

✓ Todos os alunos precisam ficar por dentro dessas informações:

A nota de corte pode ser conceituada como a menor nota para inserção nas Universidades e elas variam a depender da instituição e do curso escolhido.  Continue acompanhando, saiba como se inscrever no ENEM e como funciona a  taxa de inscrição ENEM.

publicidade
Imagem: Wikimedia

Como se inscrever para o ENEM?

Para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio é preciso que o procedimento seja feito através do portal. Todos os passos são feitos online. O estudante pode seguir o passo-a-passo abaixo:

publicidade
Imagem: Portal ENEM
  •  Insira os dados;
  •  Preencha o cadastro socioeconômico e realize o envio.

É importante lembrar que se o estudante já realizou outros processos seletivos anteriores vinculados ao Exame Nacional do Ensino Médio basta inserir o CPF e a senha, caso contrário, é necessário realizar um cadastro completo. Veja a seguir detalhes e saiba como funciona o pagamento da taxa de inscrição ENEM 2023.

publicidade

Quem precisa pagar a taxa de inscrição ENEM 2023?

É importante lembrar que a taxa de inscrição ENEM 2023 deve ser paga por alunos que não estão inclusos e não têm direito à isenção do valor.

Após a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio o Inep libera o boleto para pagamento.

O valor ainda não foi liberado, porém a última taxa cobrada dos Estudantes foi o equivalente a R$ 85 independentemente se as provas foram realizadas na modalidade impresso ou digital.

publicidade

Os estudantes que devem realizar o pagamento da taxa de inscrição ENEM 2023  são alunos de escola privada.

Sendo assim estudantes de escola pública bolsistas, pessoas que declaram renda igual ou menor a um salário mínimo e meio e inscritos no cadastro único do Governo Federal tem direito à isenção do valor referente ao Exame Nacional do Ensino Médio. 

Imagem: Brasil Escola
publicidade

Quais os prazos para pagamento da taxa de inscrição ENEM 2023?

Os prazos para pagamento  do boleto de inscrição referente ao Exame Nacional do Ensino Médio depende das datas estabelecidas para as provas. De acordo com as últimas informações, as provas do Enem serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

É importante lembrar que a prova sofrerá um processo de alteração até o ano de 2024, tudo isso deve-se ao fato da mudança do ensino médio.

Segundo o novo projeto, o Enem seria dividido em duas etapas: a primeira etapa seria uma parte obrigatória equivalente a linguagem, inglês e leitura já a segunda parte seria de acordo com o curso desejado pelo estudante.

publicidade

De acordo com as últimas datas, o prazo limite para pagamento da taxa de inscrição ENEM 2023  é o dia 19 de julho. Para mais detalhes sobre esse assunto continue acompanhando este Portal.

✓ Veja como ingressas na faculdade gastando pouco ou nada!

 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Taxa de Inscrição ENEM 2023: Valor e Prazos de Pagamento

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.