Pagar um curso de graduação não é fácil, por isso muitos brasileiros tentam conseguir o FIES para se formar no Ensino Superior. Contudo, para se planejar financeiramente você precisa saber o quanto vai pagar, então veja aqui a taxa de juros FIES 2025.
Como funciona o FIES?
Há milhares de candidatos tentando obter o FIES anualmente, por isso, para conseguir o financiamento, é preciso passar por um processo seletivo. Essa seleção acontece da mesma forma que a do SISU e Prouni, ou seja, usando como base de classificação a nota do Enem.
Dessa forma, para ter chances de uma vaga, você precisa que sua pontuação no Exame seja igual, ou superior, a nota de corte do curso e universidade que você escolher. No entanto, a classificação só resulta na convocação pela chamada única.
Para efetivar a contratação do financiamento, você tem que ser aprovado na comprovação de sua documentação e fazer a matrícula na universidade em que obteve a vaga. E se você não for convocado ainda tem chances de conseguir uma vaga remanescente pela Lista de Espera.
Taxa de juros FIES 2025
Desde que foi criado em 2001, o FIES já passou por diversas mudanças relacionadas principalmente às condições do financiamento. Assim, já tivemos redução das taxas de juros, além de aumento do período de carência e do prazo de amortização.
Atualmente quando se fala de taxas de juros, temos bastante variação, que depende principalmente de quando o financiamento foi contratado. Ou seja, dependendo do momento em que o estudante fez o FIES, ele pode pagar juros que vão de 3,4%, a 9% ao ano.
Se você quer saber qual será a taxa de juros FIES 2025, saiba que você pode obter até taxa zero, mas que esse benefício tem vagas limitadas e até fila de espera. Caso contrário, você pode pagar taxas de 1,9% e 2,5% ao mês, com condições variáveis dependendo do curso escolhido.
Quem tem direito a juros zero no FIES?
O FIES conta com vagas limitadas para financiamento com taxa de juros zero, e para concorrer você só precisa comprovar renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Porém, para conseguir uma das vagas, você precisa ter uma boa classificação no processo seletivo.
Tem como diminuir a dívida do FIES?
Pensando no longo período de pagamento do FIES, muitas pessoas antes mesmo de começar a pagar já se perguntam se tem como diminuir a dívida. E a resposta é sim, você pode fazer uma amortização da dívida reduzindo assim o valor total a pagar.
Para isso, caso você tenha condições financeiras, você pode antecipar as parcelas, iniciando o pagamento da dívida antes do período de carência.
Como é calculado o valor da parcela do FIES?
O valor da parcela do FIES vai depender do valor financiado e da taxa de juros aplicada, bem como a renda do contratante após sua formatura. Se você quiser ter uma noção do quanto vai pagar, pode fazer uma simulação no portal SISFIES.
O sistema calcula o valor aproximado que você pagará de parcela com a inserção de algumas informações básicas sobre o financiamento. Veja abaixo um passo a passo simples e rápido de como fazer uma simulação no portal SISFIES:
- Acesse o portal SISFIES clicando aqui;
- Nas abas laterais, clique em Simule seu financiamento;
- Indique a quantidade total de semestres de seu curso;
- Em seguida, se já tiver iniciado o curso, indique quantos semestres já concluiu;
- Informe se você tem bolsa do Prouni e o percentual;
- Agora informa o valor da semestralidade de seu curso na universidade de seu interesse;
- Por fim, escolha um dia para o vencimento de sua fatura e clique em simular, e pronto.