Aprender uma nova língua não é uma tarefa muito fácil, mas, atualmente, pode fazer uma grande diferença em sua vida, principalmente no âmbito profissional. Então se você quer aprender uma língua que pode ser muito útil para você, veja aqui por onde começar a estudar inglês.
Porque é importante estudar o inglês?
Primeiramente, estudar sempre é bom, conhecimento nunca é demais, e aprender uma língua além de interessante, pode ser muito útil. Principalmente quando a língua em questão é o inglês, que é o idioma mais falado no mundo.
Para começar, aprender inglês pode abrir muitas portas profissionalmente, tendo em vista que há muitas vagas de emprego, que exigem do nível intermediário ao fluente. Além disso, ter o idioma no currículo pode ser uma vantagem na concorrência de uma vaga, até mesmo quando ela não é exigida.
Saber falar em inglês te dá chances de conquistar cargos melhores, e por consequência, salários mais altos. Aliás, se você for fluente no idioma, pode até mesmo trabalhar em empresas internacionais, seja fora do país, ou aqui no Brasil mesmo, de forma remota.
Aprender a língua mais falada do mundo também pode ser benéfico para você como estudante, já que abre a possibilidade de fazer um intercâmbio. Por fim, saber o idioma também vai facilitar muito sua vida na hora que quiser ir turistar no exterior.
Por onde começar a estudar inglês?
Quando seu conhecimento de uma língua diferente é nenhum, ou muito pouco, é bastante natural ficar meio perdido no momento de se dedicar de verdade a aprendê-la. Se você se encontra nessa situação, não se preocupe, vamos ajudar você mostrando por onde começar a estudar Inglês.
Seja realista e não se apresse
O primeiro passo para começar a estudar qualquer idioma, incluindo o inglês, é não se precipitar tentando apressar as coisas, criando metas impossíveis. Aprender uma nova língua é difícil e demorado, então estabeleça metas e um ritmo realista e adequado a sua realidade.
Defina seu objetivo
Outro passo importante é definir qual é seu objetivo, ou seja, para que você quer aprender a falar em inglês. Isso porque você pode estabelecer suas metas e seu ritmo de forma mais adequada tendo um objetivo, principalmente se você tiver um prazo para estar falando o idioma.
Deixe a ortografia para depois
Aprender a ortografia pode até ter alguma importância, mas não é uma boa forma de começar a aprender inglês. Você só vai ficar entediado estudando regras e vocabulário, para aprender mesmo é preciso estudar frases usadas em determinadas situações, entendo o contexto do que fala.
Defina recursos/ferramentas que vai utilizar
Atualmente temos um imenso número de recursos e ferramentas que você pode utilizar para estudar, e por mais que seja interessante não se prender em apenas um, é preciso escolher alguns. Se você tentar usar tudo vai acabar se perdendo, então analise quais lhe trazem um melhor rendimento e use.
Algumas pessoas aprendem com videoaulas, outras tem melhor aproveitamento com leitura de livros, outras só conseguem aprender praticando e fazendo exercícios. Em outras palavras, você não precisa utilizar ferramentas recursos com os quais não tem bom aproveitamento, só porque outros usam.
Se dedique de verdade
Se você realmente quer aprender inglês vai precisar se dedicar de verdade, pois se estudar somente quando sobrar tempo, não vai falar inglês nunca. Então se organize, define no mínimo dois dias por semana um horário fixo em que você vai sentar e estudar.
Viva o inglês
Por fim, para conquistar fluência em inglês você precisa incluí-lo ao máximo na sua vida, e não estamos falando só para tentar praticar falando. Então procure praticar também a escrita e a leitura, além de ouvir música em inglês e ver filmes e séries no idioma.