Muitas pessoas perguntam não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Por isso, selecionamos algumas soluções e trouxemos dicas de como resolver este problema. Continue acompanhando e se a sua pergunta é: não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Será respondida a seguir. Confira.
O que é SISU?
O Sistema de Seleção Unificada foi criado em 2010. Dessa forma, o programa atende aos estudantes que desejam ser inseridos nas unidades de ensino supeior. O procedimento acontece por meio do site do programa e o aluno pode inserir o curso ou fazer a busca escolhendo a instituição que deseja estudar.
As regras para a isncrição no programa basicamente são duas, deve ser realizado o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio e o inscrito não pode ter zerado a redação.
Todo o procedimento segue um calendário estabelecido e o resultado precisa ser acompanhando pelo aluno, já que posteriormente deve ser realizado o cadastro junto à insituição, caso seja aprovado.
✓ Veja os temas mais acessados pelos alunos:
Em caso de reprovação, o estudante pode optar por participar da lista de espera, o que não significa que o aluno será chamado.
Para ser aprovado no SISU leva-se em consideração a quantidade de vagas disponibilizada pela instituição e a nota de corte, sendo essa a menor pontuação para ser aprovado.
Essa pode modificar a depender do curso, turno e universidade. Se você se pergunta: Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Saiba respostas agora.
Quem pode se inscrever no SISU?
A inscrição é aberta para alunos que realizaram o ENEM, não zeraram a redação. Além disso, é preciso se inscrever junto ao portal. O estudante tem a possibilidade de escolher 2 opções de cursos no SISU.
A lista de espera é válida para a primeira opção. Vale lembrar que as insituições que estão participando do programa são de categoria púbica, sendo estaduais e federais. Veja mais informações abaixo.
Não fui aprovado no SISU 2023, e agora?
Muitos estudantes ficam angustiados após a noticia de reprovação no SISU, porém algumas coisas podem ser feitas. Inicialmente, o aluno pode se dedicar ao ENEM do ano posterior, focar nas matérias que tem mais dificuldade, nas disciplinas de peso para o curso e realizar a isncrição novamente.
O estudante ainda pode tentar vagas nas instituições privadas e conseguir bolsas parciais ou integrais. As bolsas são proporcionadas pelo PROUNI que também analisa a nota de corte do aluno.
Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem, edição mais recente realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Fonte: Portal ENEM
O FIES é o Financiamento Estudantil proporciona facilidade ao aluno já que permite que o pagamento seja feito após a conclusao do curso. Durante o período, o aluno precisa pagar as multas para ficar quites com o financiamento.
Algumas insituições ainda oferecem o vestibular próprio que é mais uma chance para entrada no ensino superior. Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Responda essa pergunta já.
Veja outras alternativas além do SISU
Além das alternativas citadas, o “Quero Bolsa” é uma plataforma que garante descontos nos cursos das instituições parceiras. Para isso, basta entrar no portal e fazer um cadastro.
Algumas universidades exigem a inserção da nota do ENEM ou realização de um processo seletivo online. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.