A prova do Encceja é aplicada todos os anos e permite que jovens e adultos que não concluíram o ensino regular garantam o direito ao diploma de conclusão através do exame. Se você vai fazer a prova do Encceja este ano, vamos te contar como ela funciona e o que estudar para garantir uma boa nota. Acompanhe:
O que é e para que serve o Encceja?
A princípio, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é aplicado anualmente em todos os Estados, sendo uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o Ministério da Educação (MEC).
O exame é aplicado de forma gratuita, mediante inscrição prévia nas datas divulgadas pelos órgãos responsáveis. Desse modo, quem participa da prova do Encceja e atinge a pontuação necessária, tem direito ao diploma de formação no ensino regular.
O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.
Fonte: Brasil Escola
Atualmente, o sistema tem sido uma ótima oportunidade para quem precisou abandonar os estudos no passado, mas decidiu retomá-los agora. Especialmente quem tem o sonho de fazer um curso superior.
De acordo com o relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, somente em 2020, mais de 170 mil alunos deixaram os estudos. Tal número é expressivo também por causa da pandemia de Covid-19.
Por isso, o Encceja é tão importante para o desenvolvimento do país, impulsionando jovens e adultos a retomarem os caminhos da escola.
Para participar, o interessado deverá se inscrever nas datas estipuladas. Após a prova, também será divulgada a nota do Encceja 2024. A seguir, a gente te conta mais detalhes do exame e também o cronograma oficial.
Quem pode participar da prova do Encceja?
Como você já deve saber, todos os programas de competência do governo têm regras e requisitos que precisam ser cumpridos pelos interessados. E com o Encceja não é diferente!
Como explicado, a prova do Encceja é preparada para jovens e adultos que não concluíram o ensino regular e que desejam retomar os estudos para garantir o diploma de conclusão.
Contudo, os interessados precisam cumprir as exigências abaixo:
- Ter, no mínimo, 15 anos completos até a data da prova (para cursar o Ensino Fundamental);
- Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da prova (caso deseje cursar o Ensino Médio).
Se você se enquadra nos requisitos acima, então poderá prosseguir com sua inscrição e fazer a prova do Encceja.
Conteúdos aplicados na prova do Encceja 2023
A princípio, a prova do Encceja é composta por uma série de questões objetivas e também da necessidade de produzir uma redação dissertativa. Vale ressaltar que a prova para a certificação do Ensino Fundamental não é a mesma do Médio. Acompanhe a seguir a lista de disciplinas cobradas no exame:
30 questões do Ensino Fundamental
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais.
30 questões do Ensino Médio
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e da Natureza.
Redação Encceja 2023
Como dito, os candidatos deverão preparar uma boa redação. Nesse sentido, deve ser um texto dissertativo entre 15 e 30 linhas sobre um tema definido pelo próprio INEP.
Para ter direito ao certificado, o candidato precisa atingir uma pontuação de, no mínimo, 10,0 pontos em cada uma das provas, em uma escala que vai de 6,0 a 18,0. Na redação, a nota necessária deve ser igual ou maior que 5,0.
Por fim, anote esta dica: evite ultrapassar o número de linhas estipulado pela equipe que prepara a prova. Pois escrever mais linhas do que o pedido, pode desclassificar o candidato.
O que estudar para a prova do Encceja 2023?
O exame do Encceja não é considerado fácil, uma vez que o inscrito deve responder a uma série de questões com assuntos variados em uma única prova.
Além disso, ela é diferente para cada um dos níveis disponíveis. Todos os assuntos seguem a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Se você está se preparando para a prova do Encceja, veja abaixo uma lista de conteúdos que você deve estudar para garantir uma boa nota:
Ensino Fundamental:
Matemática
- Raciocínio lógico;
- Números negativos e positivos;
- Conjunto de números;
- Proporção e velocidade média;
- Equações e fórmulas;
- Probabilidade;
- Porcentagem;
- Análise de gráficos.
História e Geografia
- Democracia e cidadania;
- Campo e cidade no período contemporâneo;
- Instituições econômicas na atualidade;
- Transformações na geografia brasileira;
- Organizações econômicas.
Língua portuguesa e estrangeira e educação física e artística
- Gêneros textuais;
- Compreensão da língua estrangeira;
- Análise artística;
- Compreensão básica de gramática.
Ciências
- Recursos naturais e preservação do meio ambiente;
- Saúde do indivíduo e autocuidado;
- Tecnologia e ciência;
- Teorias científicas.
Ensino Médio:
Matemática e suas tecnologias
- Probabilidade e porcentagem;
- Cálculos simples de matemática;
- Análise de gráficos;
- Matemática financeira básica.
Ciências humanas e suas tecnologias
- Tecnologia e o seu impacto na sociedade;
- Geografia do Brasil;
- Política e trabalho.
Ciências da natureza e suas tecnologias
- Eletricidade;
- Ondas sonoras;
- Preservação da natureza;
- Propagação da luz e do som.
Linguagens, códigos e suas tecnologias
- Linguagem verbal e não verbal;
- Formação das palavras;
- Interpretação textual;
- Gêneros textuais.
Fonte: Encceja