Calcular a nota do ENEM 2024 é bem mais fácil do que você imagina, quer saber mais? Hoje, nós vamos te mostrar como você pode ter noção da sua média antes de se inscrever em processos seletivos.

Onde posso usar a nota do ENEM 2024?
A nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) tem muita funcionalidade para quem deseja continuar os seus estudos após o ensino médio. Assim, se você deseja ingressar em instituições de ensino superior no Brasil, não pode deixar de participar deste exame.
Então, esta nota também é útil para quem deseja se candidatar a programas de financiamento estudantil, como o FIES e o ProUni e o SISU. Vale lembrar que cada instituição ou programa tem seus próprios critérios de seleção e uso da nota do ENEM. Portanto, é importante verificar as informações específicas de cada caso.
O que compõe a nota do ENEM
A média do ENEM não é tão complexa, afinal, ela é composta por quatro provas além da redação. Vale destacar que a média que você encontrará, pode ser diferente da nota em um processo seletivo como o SISU ou ProUni. Para ser elegível ao FIES, por exemplo, o aluno precisa ter 450 pontos.

Então, você deve somar as notas das provas de:
- Linguagens e Códigos;
- Ciências Humanas;
- Ciências da Natureza;
- Matemática;
- Redação.
Ao todo são 180 questões, de modo que cada uma das áreas têm 45 perguntas de múltipla escolha. A redação, entretanto, deve ter, por recomendação, entre 25 e 30 linhas, embora o mínimo aceitável seja 7 linhas.
Mesmo que você consiga corrigir em casa o seu caderno de questões, não é possível ter um parâmetro para a nota da sua redação. Além disso, o TRI (que corrige a prova), usa como padrão de correção diferentes pesos que vão de fácil a difícil.
Este último ponto, os participantes não conseguem acessar, o que muda a precisão da sua nota final no sistema.
Como calcular a nota média do ENEM?
Agora que você já sabe do que a sua nota do ENEM é composta, vamos te mostrar como é simples. Então, o primeiro passo que você vai seguir é o de verificar quais são as suas notas em cada prova.


O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponibiliza as notas na Página do Participante. Para isso, busque a aba “Resultado“, e você encontrará a opção “Resultados Anteriores”. Agora, escolha o ano da edição que você deseja ter a média.


Depois que você escolher o ano de sua edição, uma página te mostrará todas as suas provas. Então, agora você vai pegar as 5 notas dispostas lá e anotá-las em um caderno ou no seu bloco de notas.
Já pegou as suas notas? Então, é hora de somar o resultado de todas as provas além da redação. Em seguida, basta dividir o total por cinco. Se você tirou 700 em todas as provas e 1000 na redação, faça a seguinte conta:
- 700 + 700 + 700 + 700 + 1000 ÷ 5 = 760.
Desse modo, a sua média é 760 pontos. Vale destacar que a nota vai variar em processos seletivos de acordo com os pesos atribuídos por cada área. Você também pode entender melhor sobre isso, vendo o método de correção da prova do ENEM.
MAIS LIDAS


