Como Conseguir 100% no ProUni em 2023? Veja Regras para Inscrições

Você participou da última prova do Enem e agora pretende se inscrever no ProUni? Por isso, é importante saber como conseguir 100% no ProUni em 2023. Portanto, neste artigo nós vamos explicar tudo sobre como conseguir 100% no ProUni em 2023.

como conseguir 100% no ProUni em 2023
como conseguir 100% no ProUni em 2023

O que é o ProUni 2023

A princípio, o Programa Universidade para Todos foi criado para ajudar estudantes de baixa renda a ingressarem na universidade.

Desse modo, o ProUni usa a nota alcançada pelo aluno no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, para conceder bolsas parciais ou integrais.

Nesse sentido, o programa é válido apenas para aqueles que não possuem condições necessárias de arcar com os custos da mensalidade da faculdade.

✓ Veja também:

Como Conseguir 100% no ProUni 2023
Fonte: O Hoje

Então, o aluno fica isento de pagar qualquer taxa de inscrição ou mensalidade ao longo de todo curso, conforme a bolsa que tenha conseguido.

Além disso, o ProUni fica responsável por todas as etapas da inscrição e seleção. Exceto a matrícula do candidato na faculdade.

Inicialmente, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação – MEC, nas inscrições de 2021 houveram mais de 500 mil candidatos em busca de uma vaga no programa.

Assim, os números apenas aumentam conforme os estudantes vão realizando o ENEM. Se você é um deles, permaneça neste artigo para saber como conseguir 100% no ProUni em 2023!


Quem pode participar do ProUni

A princípio, é permitido participar do ProUni 2023 candidatos que tenham participado da prova do ENEM nos últimos anos.

Diferente de outros programas, o ProUni possui o objetivo de beneficiar estudantes de baixa renda que não possuem condições de ingressar na universidade particular.

Como Conseguir 100% no ProUni 2023
Fonte: Roraima 1

Desse modo, eles podem conseguir o sonhado diploma universitário. Portanto, para se inscrever, o estudante precisa preencher um dos seguintes requisitos do MEC:

  • ter realizado a última prova do ENEM;
  • alcançado nota mínima de 450 pontos no ENEM e não ter zerado a redação;
  • aluno da rede pública de ensino ou bolsista em escola particular;
  • ser deficiente;
  • professor da rede pública atualmente e concorrer a bolsas de estudo em cursos de licenciatura. 

Fonte: ProUni

Dessa forma, é necessário apresentar a devida documentação para comprovar estar inserido em alguma das categorias acima citadas. Por exemplo: histórico escolar, laudo médico ou comprovante de renda.

Mas como obter 100% no ProUni? Vamos entender a seguir como funciona a seleção dos candidatos. Acompanhe!


Como conseguir bolsa de 100% no ProUni em 2023?

De antemão, existem duas formas de bolsa para os candidatos ao ProUni. São elas:

Bolsa de 50% a princípio, essa bolsa concede ao estudante um desconto de 50% no valor das mensalidades. Ou seja, se o valor mensal do curso é de R$800 ele pagará apenas R$400.

Para conseguir essa bolsa parcial, a renda familiar do estudante não pode passar de três salários mínimos por integrante da casa. Além disso, deve ser comprovada com holerite ou qualquer outro comprovante de renda.

Foco no Enem

Bolsa de 100%: inicialmente, os aprovados na modalidade 100% não precisam gastar um centavo com as mensalidades do curso. Sendo assim, o programa cobre todo o valor ao longo dos anos que durar o curso.

Entretanto, para conseguir esse benefício, a renda familiar mensal do estudante não pode ultrapassar o teto de um salário mínimo e meio por membro. Dessa forma, quanto menor for a renda familiar, maiores as chances de receber uma bolsa integral no ProUni.

Por fim, é importante que o aluno sempre acompanhe as datas e prazos de inscrição disponíveis no portal oficial do ProUni. E caso tenha surgido alguma outra dúvida, você pode consultar no vídeo abaixo. E boa sorte!

✓ Veja também:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Conseguir 100% no ProUni em 2023? Veja Regras para Inscrições

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.