Você ainda não sabe como funciona o FIES 2023?! Esse financiamento estudantil pode ser obtido por quem fez o ENEM. Veja como funciona o FIES 2023, além disso, conheça as novidades do financiamento.
Como funciona o FIES 2023?
A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001 informa todas os detalhes do Financiamento Estudantil, assim, você pode conferir exatamente como funciona o FIES 2023.
§ 6o O financiamento com recursos do Fies será destinado prioritariamente a estudantes que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, vedada a concessão de novo financiamento a estudante em período de utilização de financiamento pelo Fies ou que não tenha quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo, de que trata a Lei no 8.436, de 25 de junho de 1992.
Fonte: Lei nº 10.260
As inscrições ficarão disponíveis conforme o período escolhido pelo FIES. Contudo, os estudantes terão inscrições abertas duas vezes ao ano. Aproveite a oportunidade e participe das inscrições.
O calendário atualizado é:
-
- Dia 8 a 10 de fevereiro: Complementação da inscrição postergada;
- Do dia 8 ao dia 11 de março: Período de inscrições;
- Divulgação do resultado FIES: 15 de março;
- 16 a 18 de março: Complementação das informações de inscrição;
- Período de lista de espera: 16 de março a 28 de abril.
Fonte: Portal FIES
Diferencial das faculdades do FIES
As faculdades aliadas ao FIES possuem um diferencial, pois o financiamento se preocupa com a qualidade do ensino das mesmas.
O diferencial das instituições privadas é:
-
- Ser bem pontuada pelo MEC.
Saiba que é a faculdade que decide a quantidade de vagas que serão disponibilizadas para o financiamento. Por esse motivo, há variação na quantidade de vagas em toda abertura de semestre.
✓ Veja mais informações importantes sobre o FIES:
Como Funciona o FIES e P-FIES 2023?
A nova modalidade do FIES chegou para alcançar mais pessoas para o Ensino Superior, por isso, existem as modalidades FIES e P-FIES.
Atualmente, a taxa efetiva de juros do FIES é zero, por isso, ao abrir as inscrições rapidamente as vagas se esgotam.
✓ Confira os posts mais acessados pelos alunos:
Qual a diferença entre FIES e P-FIES?
O financiamento estudantil foi dividido em duas modalidades e por isso pode alcançar mais pessoas.
-
- FIES: A modalidade FIES alcança todo o valor do curso escolhido pelo candidato, por isso, o juros é zero. O maior objetivo da modalidade é ingressar pessoas de baixa renda no ensino superior, mas, é necessário comprovar a situação;
-
- P-FIES: A modalidade P-FIES é voltado para pessoas que possui melhores condições financeiras, o financiamento cobre apenas 50% de mensalidade do curso.
Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos, terão taxa real zero de juros.
Fonte: Portal FIES
Inscrições no FIES
Prepare-se para participar das inscrições nas modalidades FIES! A inscrição em ambas modalidades acontecerão em um único portal, mas é você quem escolhe o curso e a faculdade que deseja.
-
- Acesse o portal do aluno FIES clicando aqui;
- Agora, acesse a opção de inscrição e clique em “Entrar com GOV.BR”;
- Informe o número do seu CPF e senha;
- Feito isso, escolha o curso desejado conforme a modalidade escolhida e finalize a sua inscrição.
No ato de inscrição, você saberá qual a nota de corte dos cursos ofertados, assim, verá se a sua nota do ENEM alcança a mesma.
A inscrição é totalmente gratuita e é realizada de forma exclusiva pelo site oficial do FIES. Fique atento ao calendário para não perder a inscrição!