Como se Inscrever no SISU 2023: Como Usar Nota do ENEM no SISU?

Se você ainda não sabe como se inscrever no SISU 2023 para garantir uma vaga na universidade pública, entenda que o processo é online. Utilizando a nota do ENEM e sabendo como se inscrever no SISU 2023, você irá concorrer a vagas da universidade.

Como se Inscrever no SISU 2023
Como se Inscrever no SISU 2023 (Imagem: Pexels)

Como se inscrever no SISU 2023

Procurando uma orientação de como se inscrever no SISU 2023? Hoje, vamos te mostrar todo o passo a passo de inscrição, dessa forma, você poderá concorrer às vagas.

Muitos alunos sonham com um curso superior, afinal, todos almejam uma carreira profissional. Por isso, o Governo criou o SISU, um programa que visa inserir pessoas na universidade pública. Isso torna as vagas são extremamente concorridas.

Como se Inscrever no SISU 2023
Imagem: Pexels

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

Fonte: acessounico.mec.gov.br

Para conquistar a sua vaga, primeiro será necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, em outras palavras, fazer a prova do ENEM.

A sua nota do ENEM será lançada no sistema ao realizar a inscrição, com isso, você deve escolher o curso que deseja concorrer.

Conforme a nota de corte do curso e a sua nota, você saberá se tem chances de conseguir a vaga desejada ou não.

✓ Veja as informações mais buscadas pelos alunos sobre o SISU:


Exigências do SISU

O SISU possui regras de ingresso, por esse motivo, apenas quem seguir as exigências poderá se inscrever no mesmo.

    • Estudantes que realizaram a prova do ENEM, poderão concorrer às vagas do SISU se atenderem às seguintes condições: Não zerar a redação e tirar no mínimo 450 pontos na prova.
Como se Inscrever no SISU 2023
Imagem: Pexels

Atenção: Estudantes que participarem da versão treineiro do ENEM estarão fora do SISU, pois, as vagas ofertadas devem ser preenchidas conforme o cronograma.


Nota do ENEM no SISU

A sua nota do ENEM no SISU fará toda a diferença na classificação, pois, quem tirar maiores notas estará no topo da classificação do curso escolhido.

Veja o exemplo:

Melissa tirou 690 pontos no ENEM, por isso, se candidatou para o curso de Nutrição na universidade “x” cujo a nota de corte é 599 pontos.

Ao se inscrever no curso a mesma percebeu que estava em 2º lugar. Antes de terminar o prazo de inscrição do SISU, Melissa foi verificar a sua classificação, para a sua surpresa a mesma caiu para a 12º colocação.

A mesma desceu na classificação, porque outros candidatos superaram a sua nota e escolheram o mesmo curso.

✓ Você vai gostar de conhecer a lista de cursos mais procurados e o simulador do SISU:

Imagem: Pexels

Entenda que enquanto o período de inscrição estiver acontecendo, você pode usar a sua nota do ENEM para trocar as opções dos cursos. 

Dica: Seja estratégico ao escolher o curso, pois, se você passar nas duas opções do curso, o sistema irá selecionar a primeira. Cuidado!


Inscrições SISU 2023

Com uma boa conexão com a internet, o candidato poderá participar das inscrições SISU 2023.

No momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer a um curso que exija notas ou médias mínimas, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Fonte: Acesse Único

    • Para se inscrever no SISU, acesse o novo portal oficial Clique aqui”;

 

  • Acesse Único
    • Clique na opção de inscrição, caso esteja disponível no portal;
    • Informe os dados da ficha de acesso Gov.br e preencha a ficha de inscrição;
    • Agora, selecione duas opções de curso para finalizar o processo.

Ao concluir a sua inscrição, aguarde a divulgação do resultado. A inscrição acontece do dia 15 a 18 de fevereiro.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como se Inscrever no SISU 2023: Como Usar Nota do ENEM no SISU?

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.