Cursos Menos Concorridos do SISU 2023: Lista Completa e Atualizada

Os cursos menos concorridos do SISU 2023 estao dentre os assuntos mais procurados na internet pelos alunos que desejam ingressar no ensino superior. Veja mais dicas e saiba tudo sobre a lista completa e atualizada dos cursos menos concorridos do SISU 2023.

Cursos menos concorridos do SISU 2023
Cursos menos concorridos do SISU 2023

SISU 2023

O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como SISU é um programa que auxilia os alunos ao ingresso às instituições públicas superior. Inicialmente o aluno precisa realizar as provas do ENEM e inserir o cadastro junto ao programa.

O SISU foi criado em 2010 e engloba inscrição para as universidades estaduais e federais. Veja a seguir detalhes e saiba como funciona o SISU.

✓ Veja mais informações úteis sobre o SISU:

Imagem: Portal da Educação

Como funciona o SISU?

O SISU auxilia os alunos por meio do cadastro nas instituições públicas. O estudante precisa ter realizado o ENEM depois do ano de 2010. Para se cadastrar, é preciso seguir alguns requisitos necessários. É importante lembrar que as vagas são dividas em categoriais. Entre as modalidades existentes podemos citar:

  • Lei de Cotas – inclui pretos, pardos, indígenas;
  • Vagas para ampla concorrência;
  • Vagas destinadas às outras políticas afirmativas.

Na busca pelas vagas so SISU, o estudante não pode se inscrever em duas modalidades diferentes, por mais que haja a possibilidade de se inscrever em dois cursos diferentes.

O aluno pode aceitar participar da lista de espera, entretanto, a opção só vale para o primeiro curso. O que muitos estudantes tem dúvidas é o que fazer caso seja aprovado em dois cursos. 

A preferência será para o primeiro curso, ou seja, caso aprovado na primeira opção o aluno deixa automaticamente de concorrer na segunda opção do curso.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

É importante lembrar que o estudante pode trocar as opções de curso, porém, até o último momento o aluno pode decidir manter ou mudar o curso de outrora. Veja as últimas datas de cronograma do SISU:

  • 15 a 18 de fevereiro – Período de inscrição
  • 22 de fevereiro – Resultado da chamada única
  • 23 de fevereiro a 8 de março – Período para matrícula dos selecionados em chamada única
  • 22 de fevereiro a 8 de março – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera
  • 10 de março – Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera

Veja mais informações sobre os cursos menos concorridos do SISU 2023


Nota de corte dos cursos menos concorridos do SISU 2023

A nota de corte so SISU, é a menor pontuação exigia para aprovação em um curso. Ela quem decide se um curso é ou não concorrido. Fatores como instituição, turno e área são alguns pontos que detemrinam se um curso é ou não concorrido.

Geralmente, as áreas da saúde, direito e engenharias são cursos mais concorrisdos e que exigem uma decicação maior por marte do estudante

É importante também levar em consideração as disciplinas específicas a fim de conseguir uma maior nota de corte. O ENEM conta com 180 questões e uma redação de caráter argumentativo. As provas são disponibilizadas em dois finais de semana sucessivos. Confira quais são os cursos menos concorridos do SISU este ano.


Quais são os cursos menos concorridos do SISU 2023?

No SISU, os cursos menos concorridos são os voltados para as áreas de licenciatura e superiores de tecnologia. As áreas que estão entre os cursos menos concorridos do SISU 2023 são:

  • Química: 586,35;
  • Física: 508,21;
  • Matemática: 550,53;
  • Letras: 516,58;
  • Letras – Português e Espanhol: 576,79;
  • Ciências Exatas: 454,26.

Para mais detalhes sobre o programa e saber mais informações sobre os cursos menos concorridos do SISU 2023, continue acompanhando este portal.

✓ Veja mais oportunidades de conseguir a sua vaga:

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cursos Menos Concorridos do SISU 2023: Lista Completa e Atualizada

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.