Matrículas SISU 2023: Documentos, Regras e Prazos Atualizados

As matrículas SISU 2023 é uma oportunidade para quem deseja ser inserido no ensino público superior. Por conta disso, separamos segulamentos sobre documentos, prazos atualizados, assim como instruções sobre a realização das matrículas SISU 2023. Veja detalhes a seguir.

Matrículas SISU 2023
Matrículas SISU 2023

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada mais conhecido como Sisu é um programa que garante oportunidade ao estudante que deseja sem inserido no ensino superior público. Para isso é necessário realizar Exame Nacional do Ensino Médio Enem que atualmente configura como sendo o maior vestibular do Brasil e o 2º maior  do mundo.

As inscrições acontecem de forma online, os participantes escolhe a universidade assim como o curso e tem a possibilidade de acompanhar as inscrições até o dia do resultado final.

A segunda etapa conta com apresentar os documentos nas universidades após aprovação, vale lembrar que os prazos para realização da matrícula são estabelecidos e disponibilizados no próprio portal do Sisu. Veja a seguir mais informações e saiba como realizar as matrículas SISU 2023.


Quem pode se inscrever no SISU?

As inscrições para o Sisu podem ser feitas pelos participantes do ENEM, exceto treineiros. As provas do Enem geralmente acontece entre os meses de Setembro e Novembro, já as inscrições do SISU geralmente acontece entre os meses de janeiro e fevereiro podemos ser reabertos a depender da necessidade.

✓ Veja também:

Cada instituição estabelece a quantidade de vagas levando em consideração as políticas afirmativas e as vagas destinadas a pretos e pardos deficientes indígenas. O programa leva em consideração a nota de corte do indivíduo.

Imagem: Wkimedia

A nota de corte so SISU é a menor pontuação que o estudante deve ter para ser aprovado no curso desejado. As notas de corte mudam a depender da universidade e do turno escolhido, por exemplo, uma mesma instituição pode ter notas de corte diferentes de um mesmo curso disponibilizado em turnos opostos.

A pontuação mínima não é definida pela instituição já que após o  início das inscrições há uma análise os alunos inscritos. continue acompanhando e saiba quais os documentos para as matrículas SISU 2023.


Documentos necessários para as matrículas SISU 2023

Na matrícula online no SISU – que é o processo inicial de inscrição, os documentos necessários são RG, CPF e número de inscrição do Enem.

Presencialmente o aluno precisa entregar a documentação pessoal assim como comprovante de residência, Histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio. As instituições podem pedir outros documentos se assim for necessário.

Matrículas SISU 2023
Imagem: Pexels

No ato da matrícula o aluno pode escolher duas opções de curso. Depois da liberação do resultado, o estudante pode optar por participar da lista de espera. A lista de espera do SISU não garante aprovação mas aumenta consideravelmente as chances de  inserção nas universidades


Qual o calendário das matrículas SISU 2023?

De acordo com o último calendário do SISU divulgado, os prazos para inscrição do sistema de seleção unificada são:

  • 5 a 18 de fevereiro: Período de inscrições;
  • 22 de fevereiro: Resultado da chamada regular;
  • 22 de fevereiro a 8 de março: Prazo para participar da lista de espera;
  • 23 de fevereiro a 8 de março: Matrícula da chamada regular

A partir de 10 de março: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições. Veja como se inscrever no SISU.


Como se inscrever no SISU?

O passo é bem simples mas que só acontece de forma online, através do passo a passo abaixo:

Acesso Único SISU
  •  Faça o cadastro;
  •  Insira login e senha e realiza o envio das informações,

O acompanhamento é essencial para que evite situações indesejadas e posteriormente conquiste mais facilmente a vaga das universidades públicas.  Para mais detalhes sobre as matrículas SISU 2023,  continue acompanhando este portal.

✓ Veja também:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Matrículas SISU 2023: Documentos, Regras e Prazos Atualizados

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.