Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Veja alternativas além do SISU

Muitas pessoas perguntam não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Por isso, selecionamos algumas soluções e trouxemos dicas de como resolver este problema. Continue acompanhando e se a sua pergunta é: não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Será respondida a seguir. Confira.

Não fui aprovado no SISU 2023, e agora
Não fui aprovado no SISU 2023, e agora

O que é SISU?

O Sistema de Seleção Unificada foi criado em 2010. Dessa forma, o programa atende aos estudantes que desejam ser inseridos nas unidades de ensino supeior. O procedimento acontece por meio do site do programa e o aluno pode inserir o curso ou fazer a busca escolhendo a instituição que deseja estudar.

As regras para a isncrição no programa basicamente são duas, deve ser realizado o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio e o inscrito não pode ter zerado a redação.

Todo o procedimento segue um calendário estabelecido e o resultado precisa ser acompanhando pelo aluno, já que posteriormente deve ser realizado o cadastro junto à insituição, caso seja aprovado.

✓ Veja os temas mais acessados pelos alunos:

Imagem: Pexels

Em caso de reprovação, o estudante pode optar por participar da lista de espera, o que não significa que o aluno será chamado.

Para ser aprovado no SISU leva-se em consideração a quantidade de vagas disponibilizada pela instituição e a nota de corte, sendo essa a menor pontuação para ser aprovado.

Essa pode modificar a depender do curso, turno e universidade. Se você se pergunta: Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Saiba respostas agora.


Quem pode se inscrever no SISU?

A inscrição é aberta para alunos que realizaram o ENEM, não zeraram a redação. Além disso, é preciso se inscrever junto ao portal. O estudante tem a possibilidade de escolher 2 opções de cursos no SISU.

A lista de espera é válida para a primeira opção. Vale lembrar que as insituições que estão participando do programa são de categoria púbica, sendo estaduais e federais. Veja mais informações abaixo.


Não fui aprovado no SISU 2023, e agora?

Muitos estudantes ficam angustiados após a noticia de reprovação no SISU, porém algumas coisas podem ser feitas. Inicialmente, o aluno pode se dedicar ao ENEM do ano posterior, focar nas matérias que tem mais dificuldade, nas disciplinas de peso para o curso e realizar a isncrição novamente.

O estudante ainda pode tentar vagas nas instituições privadas e conseguir bolsas parciais ou integrais. As bolsas são proporcionadas pelo PROUNI que também analisa a nota de corte do aluno. 

Imagem: Portal Educação

Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem, edição mais recente realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

Fonte: Portal ENEM

O FIES é o Financiamento Estudantil proporciona facilidade ao aluno já que permite que o pagamento seja feito após a conclusao do curso. Durante o período, o aluno precisa pagar as multas para ficar quites com o financiamento.

Algumas insituições ainda oferecem o vestibular próprio que é mais uma chance para entrada no ensino superior. Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Responda essa pergunta já.


Veja outras alternativas além do SISU

Além das alternativas citadas, o “Quero Bolsa” é uma plataforma que garante descontos nos cursos das instituições parceiras. Para isso, basta entrar no portal e fazer um cadastro.

Algumas universidades exigem a inserção da nota do ENEM ou realização de um processo seletivo online. Para mais detalhes, continue acompanhando este portal.

✓ Veja mais informações sobre o sistema:

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Não fui aprovado no SISU 2023, e agora? Veja alternativas além do SISU

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.