“Não fui aprovado no SISU 2024, e agora?” Se você já fez essa pergunta, hoje vamos te dar uma boa resposta. Fique até o final desse artigo e confira as alternativas para quem deseja dar continuidade aos seus estudos.
Não fui aprovado no SISU 2024, e agora?
O primeiro ponto é entender que o governo oferece outras duas soluções para incentivar jovens estudantes a ingressarem no ensino superior. Assim, quem ficou fora do SISU (Sistema de Seleção Unificada), pode recorrer a dois programas:
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Antes de recorrer a outros programas, também é importante se certificar de aguardar as chamadas posteriores. Afinal, algumas vagas podem ficar vazias e serem redistribuídas entre alunos inscritos na lista de espera.
Nessa etapa é importante ficar atento aos prazos e orientações das instituições. Além disso, é necessário declarar a intenção de participar da lista de espera no sistema.
Outra opção é participar da segunda edição do SISU, no segundo semestre do ano letivo. Desse modo, é possível concorrer outra vez, com a possibilidade de enfrentar uma concorrência menor.
Mas se suas nota não foi o suficiente para se classificar no curso e instituição de interesse, cogite se preparar para a próxima edição. Então, você pode se preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e conseguir uma pontuação melhor.
Alternativas além do SISU
Agora temos as alternativas para quem deseja utilizar a nota do ENEM para ingressar em uma universidade. Como apontamos, os alunos podem concorrer ao ProUni e ao FIES.
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas, enquanto o FIES é um programa de financiamento estudantil para cursos não gratuitos. Aqui, há uma grande diferença em relação ao SISU, estes dois programas não financiam a formação em universidades públicas e gratuitas.
Principais regras do ProUni
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. De modo que o candidato precisa se enquadrar em alguns requisitos básicos.
Em relação ao ENEM, o aluno precisa participar da edição mais recente para usar a sua pontuação. O estudante também precisa alcançar a média mínima de 450 pontos e não pode zerar a redação.
Além disso, o ProUni tem alguns critérios socioeconômicos, que você pode conferir no edital do programa e nesse artigo.
Principais regras do FIES
O que caracteriza o FIES? Bem, ao invés de oferecer bolsas de estudo, ele oferece financiamento de até 100% do valor das mensalidades em instituições de ensino privadas.
No caso do ENEM, o aluno também precisa alcançar uma pontuação média de 450 pontos. No entanto, os interessados podem usar qualquer nota do exame a partir de 2010, desde que não tenham zerado a redação.
Os critérios socioeconômicos do FIES são parecidos com o do ProUni, mas têm suas peculiaridades. Então, é fundamental conferir o edital oficial do programa e se assegurar de que está por dentro de todos os detalhes para participar.
Por fim, você também pode ficar por dentro de todas as informações sobre estes três programas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta escolher o programa sobre o qual tem dúvida, e reservar um tempo para ler os documentos, e informações disponíveis no sistema.