A qualidade das universidades públicas torna o SISU um processo seletivo muito concorrido, e nem todo mundo consegue sua vaga. Dessa forma, nesta época muitos estudantes estão se perguntando: não fui aprovado no SISU 2025, e agora? Se você é um deles, veja aqui quais são suas alternativas.
Não fui aprovado no SISU 2025, e agora?
Primeiramente não se culpe por não ter conseguido ser aprovado no SISU, o processo seletivo é extremamente concorrido. Além disso, não é sua última oportunidade, você pode tentar nas próximas edições do SISU.
Para começar, pode tentar um curso ou instituição diferente, com uma nota de corte menor, no SISU do 2º semestre, com a mesma nota do Enem. Ou pode participar da próxima edição do Enem, para tentar melhorar sua pontuação, e insistir em seu curso e universidade dos sonhos no ano que vem.
Tem como entrar no SISU com nota baixa?
Embora seja bastante concorrido, sim, você consegue ingressar no Ensino Superior com uma nota baixa no Enem. Contudo, você terá que optar por um curso e/ou instituição de ensino menos popular, que tenha uma nota de corte preferencialmente mais baixa que sua pontuação no Enem.
Veja abaixo alguns dos cursos com menor nota de corte no SISU:
- Ciências Exatas: 473.66;
- Engenharia Industrial Madeireira: 502.10;
- Manutenção Industrial: 506.46;
- Agroecologia: 521.58;
- Ciências Agrárias: 523.98;
- Engenharia de Aquicultura: 534.26;
- Ciência e Tecnologia de Alimentos: 552.93;
- Geografia: 568.00;
- Física: 568.79;
- Química: 570.15.
É importante lembrar que as notas de corte acima são médias gerais, sendo assim, podem variar de uma universidade para outra. Desse modo é preciso verificar a nota de corte do curso na instituição de seu interesse antes de se inscrever.
Outras alternativas de acesso na universidade pública
Precisamos ressaltar que o SISU não é a única forma de acessar uma instituição de ensino superior pública com a nota do Enem. Atualmente muitas universidades contam com um processo seletivo de acesso direto com a pontuação do Exame, além do SISU.
Aliás, muitas instituições inclusive substituíram o SISU por seu próprio processo seletivo com nota do Enem, não disponibilizando mais vagas pelo programa governamental. E outras aceitam a pontuação do Exame como acréscimo para melhorar a nota em seus vestibulares.
Veja abaixo algumas universidades nas quais consegue ingressar com sua nota do Enem de forma direta:
- Universidade de Brasília (UnB);
- Universidade Federal de Goiás (UFG);
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Federal do Tocantins (UFT);
- Universidade Estadual do Ceará (UECE);
- Universidade Federal do Pará (UFPA);
- Universidade Federal de Rondônia (UNIR);
- Universidade do Estado do Amapá (UEAP).
Universidades privadas também são opção
Se você estiver disposto a abrir mão de estudar em uma instituição de ensino superior pública, pode investir em universidades privadas. Afinal, a nota do Enem também é a base de classificação para o ingresso com bolsas do Prouni.
Tendo em vista que as notas de corte para acesso pelo Prouni são um pouco mais baixas que as do SISU, você tem maiores chances de conseguir sua vaga. Eventualmente pode até conseguir ingressar no curso de seus sonhos, já que há muito mais opções de universidades neste processo seletivo.
Por fim, diversas instituições de ensino superior públicas também contam com os processos seletivos de acesso direto com a nota do Enem. Bem como fazem aproveitamento da pontuação, para aumentar a nota do vestibular.