Novo FIES poderá ter regras sobre vagas e formas de pagamento modificadas

A chegada do novo FIES trouxe diversos questionamentos aos estudantes, especialmente em relação às vagas e formas de pagamento. A seguir, você confere os principais detalhes sobre o Financiamento Estudantil.

Novo FIES
Novo FIES – Foto: Governo Federal

Novo FIES

A princípio, o projeto do novo FIES prevê que os financiamentos concedidos vão ter taxa real zero de juros para os participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que podem participar do FIES todos que realizam o ENEM desde 2010 e obtiveram nota mínima de 450 nas cinco modalidades de conhecimento e não tenham zerado a redação.

Além disso, é necessário ter renda mensal per capita entre 01 até 03 salários mínimos, ou seja, R$3,6 mil.

Enquanto isso, uma das novidades sobre o FIES é que o bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se inscrever para financiar a parte da bolsa que não foi coberta pelo programa; Entretanto, deve respeitar as exigências mencionadas acima.

Atualmente, o novo FIES realiza a seleção de participantes por ordem de prioridade, conforme você pode observar abaixo:

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil anteriormente;
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido contemplados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Quem já concluiu o ensino superior e não foi beneficiado pelo FIES;
  • O estudante que já concluiu o ensino superior, já beneficiados pelo programa, mas que tenham quitado 100% da dívida.

Contudo, vale lembrar que o calendário do FIES 2023 ainda não foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). Porém, o edital da seleção não costuma demorar a ser publicado.


Formas de pagamentos do novo FIES

O novo modelos do FIES tem como objetivo trazer cada vez mais brasileiros para as universidades. Nesse sentido, tem optado por facilitar as formas e condições de pagamento.

Para os inadimplentes, há maneiras de renegociar as dívidas e obter descontos de até 99%! Para isso, é necessário acessar o portal oficial do SisFies, logar em sua conta e procurar pela opção de renegociação de dívida.

Então, caso atenda os requisitos mínimos para negociar, e dependendo do tempo que os débitos estão em aberto, o Governo oferece percentuais de desconto para que o financiamento seja colocado em dia.

Agora, quem não possui pendências, mas deseja obter descontos no pagamento, o instituto estuda a possibilidade de conceder descontos para os estudantes com parcelas em dia.

De acordo com o Projeto de Lei 2.491/22, os beneficiados pelo programa que pagarem em dia o novo FIES durante a vigência do contrato, poderão receber maiores descontos na dívida.

Nesse sentido, tais descontos serão apenas para pontualidade e a medida tem como objetivo reconhecer o mérito para estes estudantes que se mantiveram adimplentes com seus débitos.

De acordo com Fagundes, autor do PL, a recuperação de crédito para alunos inadimplentes é justa. Porém, é justo reconhecer o mérito daqueles que pagam o financiamento em dia, e ressalta que a medida ajuda a estimular o pagamento atualizado da dívida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.