Quem pode pedir renegociação do FIES com as novas regras?

Se você é beneficiado pelo Financiamento Estudantil e está com débitos atrasados, saiba que alguns contemplados já podem pedir renegociação do FIES. Entretanto, foram definidas novas regras para ter direito ao benefício. Acompanhe.

"<yoastmark

Renegociar dívida do FIES

A princípio, o Ministério da Educação em parceria com as instituições bancárias trouxe uma forma de ajudar os contemplados pelo Financiamento Estudantil – FIES, que estão com os pagamentos em atraso.

Nesse sentido, é possível pedir renegociação da dívida com o FIES. Desse modo, a novidade abrange os estudantes que firmaram contrato até o segundo semestre de 2017 e que tenham parcelas em aberto a mais de 90 dias, conforme reportado pelo portal oficial do MEC.

✓ Confira também:

Assim, os valores negociados serão da dívida total e não apenas do que estiver em atraso. Então, para agilizar o processo, a Caixa Econômica Federal lançou um novo aplicativo do Fies, que permite simular as condições de pagamento. 

Atualmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas possuem um saldo devedor total de R$45 bilhões. Nesse caso, todas estão elegíveis a pedir renegociação do FIES, conforme a Caixa.

Contudo, o prazo para solicitar a renegociação é até o final de 2022. Além disso, a adesão também garante a exclusão do cadastro restritivo do estudante e dos fiadores.

✓ Saiba mais:


Quem pode pedir renegociação do FIES?

Como mencionado, o benefício de renegociar o FIES não está disponível para todos que fizeram o contrato de financiamento. Nesse sentido, confira abaixo qual o público elegível para a modalidade:

Estudantes adimplentes

12% de desconto na dívida total.

Atrasos entre 90 a 360 dias

  • Quitação total dos encargos e 12% de desconto sobre a dívida principal para pagamentos à vista;
  • Para parcelamento, há a opção de pedir renegociação em 150 parcelas, com abatimento de todos os juros e multas.

Atrasos com mais de um ano

A princípio, os estudantes que estiverem há mais de um ano sem pagar as parcelas do FIES, podem conseguir até 99% de desconto sobre o saldo total da dívida, dependendo do perfil do estudante.

  • 99% de desconto somente para estudantes inscritos no CadÚnico ou no Auxílio Emergencial 2021, onde a última parcela tenha vencido há mais de cinco anos;
  • 92% para inscritos no CadÚnico ou no Auxílio Emergencial 2021 em geral;
  • 77% de desconto na renegociação do FIES para demais estudantes com mais de um ano de atraso no pagamento da dívida.

Por fim, para poder pedir a renegociação do FIES, você pode baixar o aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica e seguir todas as orientações dadas pela plataforma. Ou ainda, acessar diretamente pelo portal oficial da Caixa FIES.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.