Pagamento do FIES 2023: Como Funciona? Como Pagar FIES Atrasado?

pagamento do FIES 2023 é obrigatório para quem usufruiu o Financiamento Estudantil, mas, infelizmente algumas pessoas têm dificuldades com ele. Sabendo disso, o FIES criou um método de renegociação da dívida. Leia o artigo e veja como funciona o pagamento do FIES 2023.

Pagamento do FIES 2023
Pagamento do FIES 2023 (Imagem: Pexels)

Pagamento do FIES 2023

Ao aderir ao FIES, você poderá estudar em uma instituição privada utilizando o Financiamento Estudantil. No entanto, ao concluir o curso é sua obrigação iniciar o pagamento do FIES 2023.

Pagamento do FIES 2023
Imagem: Pexels

✓ Veja também sobre:

Se você não possui renda suficiente para iniciar com os pagamentos, então, o FIES dá um prazo de carência.

Após o término desse prazo, o cliente deve fazer um novo acordo para deixar as mensalidades alcançáveis a sua situação financeira.

Os valores serão gerados todos os meses, por isso, o pagamento do FIES é mensal e deve ser realizado. No entanto, sabemos que imprevistos acontecem e se você encontra-se com mensalidades em atraso, então, chegou a hora de regularizar.

Os estudantes que possuem contratos firmados até 31 de dezembro de 2017 e que estão com parcelas em atraso há mais de 90 dias, considerando a data da publicação da Medida Provisória (30/12/2021), já podem realizar a solicitação no respectivo agente financeiro.

Fonte: www.gov.br

A nossa instrução para você é renegociar a dívida, afinal, o FIES disponibiliza essa ação, então, aproveite a oportunidade!


Como funciona o pagamento do FIES?

Está com parcelas em atraso e não sabe como resolver o problema?! Vamos te mostrar como funciona o pagamento do FIES.

Pagamento do FIES 2023
Imagem: Pexels

Ao participar do Programa, você teve que escolher um agente financeiro, ou seja, uma instituição bancária. Saiba que a renegociação da dívida com o FIES acontecerá com o banco escolhido.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fies, disponibilizarão, por diversos meios, a renegociação das dívidas. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela.

Fonte: Gov.br

Entenda que as mensalidades do FIES terão um valor mínimo, o mesmo é de R$200,00. O pagamento ocorrerá por meio das vias de atendimento do seu banco, seja ele Banco do Brasil ou Caixa Econômica.

Atenção: Essa é uma medida para reduzir a sua inadimplência, então, honre com as mensalidades do acordo. Não atrase o pagamento!


Renegociação do pagamento FIES 2023 atrasado

De acordo com o banco utilizado para o financiamento, você fará o processo de renegociação do pagamento FIES 2023 atrasado.

Imagem: Pexels

Como funciona a renegociação na Caixa?

A partir de 7 de março, pessoas que estão com dívida média de R$35 mil, poderão realizar a renegociação sem sair de casa, apenas utilizando o site da Caixa.

Para solicitar a renegociação do pagamento FIES, confira o site da Caixa para saber sobre as regras do processo.

  • Para fazer o login no portal da Caixa, clique aqui;
  • Agora, informe os dados de login para acessar a página e conhecer as regras;
  • Em seguida, simule a renegociação e faça a solicitação.

Fique atento ao período de solicitação que acontece no dia 07 de março, pois, se aprovado, você irá gerar o boleto no portal do FIES para quitar a primeira parcela.

Atenção: A primeira parcela será chamada de parcela única, ela dará início ao processo de quitação de dívidas.

✓ Confira como funciona:

Renegociação no Banco do Brasil

A renegociação do Banco do Brasil acontece no aplicativo. Acesse o aplicativo e veja como proceder:

  • Clique na opção “Soluções de Dívidas” do App.

Agora, leia as regras e veja se você tem o perfil do público alvo, assim, poderá selecionar as opções para pagar a sua dívida.

No aplicativo existem duas opções:

  • Liquidação de dívida:
  • Parcelamento da dívida.

Em ambas as opções é necessário pagar o valor de entrada, fique atento!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Pagamento do FIES 2023: Como Funciona? Como Pagar FIES Atrasado?

Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.