Apesar de já termos o SISU funcionando há mais de uma década, muitos jovens ainda tens dúvidas sobre o programa, como se pode usar a nota do Enem de anos anteriores no SISU. Se você está entre esses jovens, então esclareça essa e muitas outras questões aqui.
O que é o SISU?
O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa criado pelo Governo Federal em 2010, com o propósito de facilitar o acesso a universidades públicas. A ideia é centralizar a seleção dos candidatos destas instituições, em um único processo seletivo, promovido pelo Ministério da Educação.
Quem pode participar do SISU?
Como um programa governamental estabelecido por lei, o SISU tem regras e um perfil de participante estabelecido. Sendo assim, para participar, você precisa atender alguns requisitos mínimos, que são:
- Ter Ensino Médio completo;
- Ter participado do Enem;
- Não ter zerado a prova de redação do Enem.
Embora tenha semelhanças com o Prouni, o SISU não exige limite de renda máximo de seus participantes.
Qual a metodologia seletiva do SISU?
Assim como o Prouni e o FIES, o SISU não conta com prova, pois a seleção dos candidatos é feita tendo como base sua nota no Enem. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e instituição de ensino superior para concorrer a uma vaga.
Para ser aprovado você precisa que sua nota no Enem seja igual ou maior que a nota de corte dos cursos e universidades em que se inscreveu. No entanto, o número de vagas por curso em cada instituição é limitado, e ainda são divididas entre as modalidades de concorrência.
Então, antes de se inscrever é bom dar uma pesquisada nas notas de corte dos cursos de seu interesse, nas universidades em que gostaria de estudar. Pois sua nota no Enem tem que ser boa o suficiente para deixar você dentro do limite da oferta das vagas.
Veja abaixo as médias de nota de corte de alguns cursos:
- Administração: 641.01;
- Arquitetura e Urbanismo: 720.34;
- Artes: 665.50;
- Direito: 732.67;
- Enfermagem: 707.16;
- Engenharia Civil: 683.08;
- Jornalismo: 685.30;
- Letras: 591.10;
- Marketing: 704.22;
- Matemática: 586.00.
- Medicina: 811.71;
- Medicina Veterinária: 712.34;
- Odontologia: 755.94;
- Pedagogia: 593.68;
- Psicologia: 732.24.
Pode usar a nota do Enem de anos anteriores no SISU?
Uma das maiores dúvidas dos estudantes quanto ao programa, é se pode usar a nota do Enem de anos anteriores no SISU. Devido às comparações com o Prouni, algumas informações acabam sendo confundidas.
Isso porque o programa que fornece bolsas de estudo em universidades privadas, permite a participação de candidatos que fizeram o Enem em até dois anos antes de sua seleção. Contudo, nesse ponto o SISU difere do Prouni.
De acordo consta no portal oficial do SISU, o candidato precisa ter participado da edição mais recente do Enem. Ou seja, para se inscrever, por exemplo, no SISU de 2024 do primeiro ou segundo semestre, você deve ter feito o Enem 2023.
Também é importante que você saiba, que se sua participação no Enem tiver sido na condição de treineiro, você não pode participar do SISU.
Como se inscrever no SISU?
Depois que tiver feito o Enem, você deve aguardar o período de inscrições do SISU, que acontece em fevereiro para o primeiro semestre e em junho para o segundo. Quando as inscrições estiverem abertas, você só precisa acessar o portal do programa para se inscrever.
Veja abaixo um passo a passo fácil e rápido de como fazer sua inscrição:
- Acesse o Portal SISU clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Preencha os dados solicitados;
- Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até duas opções);
- Pronto, você está inscrito.