Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA? Entenda em Detalhes

Está com dúvidas sobre ambos exames e em qual deles pode se candidatar? Não se preocupe. Pois vamos te explicar qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA! Desse modo, você vai entender como ambos funcionam e qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA!

publicidade
Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA
Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA

O que é o ENCCEJA

A princípio, o exame do ENCCEJA ocorre todos os anos. Atualmente, ele é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP juntamente com o Ministério da Educação – MEC. 

publicidade

Nesse sentido, os órgãos preparam a prova que é aplicada em todo país de forma gratuita. Portanto, quem realiza o exame e consegue atingir a pontuação necessária, tem o direito de tirar a certificação e o diploma de conclusão.

De antemão, esse sistema funciona muito bem para quem teve que abandonar os estudos, e agora decidiu retornar para conseguir uma melhor colocação no mercado profissional. Ou ainda, ingressar na faculdade.

✓ Veja como funciona os programas separadamente:

publicidade
Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA
Fonte: Guia do Estudante

Conforme um relatório do do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID,  de novembro de 2020, mais de 172 mil alunos deixaram de frequentar a escola. Desse modo, o ENCCEJA se torna uma ótima opção para essas pessoas.

publicidade

Agora que você sabe o que é o exame, vamos o que é ENEM e o que é ENCCEJA! Acompanhe:


O que é o ENEM

Se você está cursando o Ensino Médio, com certeza em algum momento ouviu falar do ENEM. Nesse sentido, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, é uma prova que acontece todos os anos.

Antigamente, ela era aplicada em um único final de semana, geralmente no mês de outubro. Contudo, como forma de aliviar a carga sobre os candidatos, ela passou a acontecer em dois finais de semana.

publicidade

Desse modo, uma prova ocorre em um domingo, e a outra no domingo da semana seguinte.

Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA
Fonte: Vestibulando

Além disso, o ENEM possui 180 questões objetivas e também uma redação. Nesse sentido, as questões são distribuídas entre quatro áreas do conhecimento estudados nos três anos do ensino médio. São elas:

publicidade
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.

Qual a diferença entre ENEM e ENCCEJA

Primeiramente, o ENEM é uma prova tradicional e usada todos os anos para conceder acesso ao ensino superior público e privado em todo o país. Desse modo, até 2016 era possível concluir o Ensino Médio com o Enem.

✓ Veja mais informações sobre os programas:

publicidade

Entretanto, isso não é mais possível. Portanto, nesse momento volta com força o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o ENCCEJA.

A princípio, a prova do ENCCEJA é uma opção mais acessível e rápida de finalizar o Ensino Fundamental ou Médio. Isso porque a prova ocorre em apenas um único dia e traz conteúdos específicos sobre os níveis do candidato.

publicidade

Nesse sentido, a complexidade da prova do ENEM acabava dificultando o desempenho de quem fazia a prova apenas para terminar os estudos.

Portanto, o ENCCEJA serve para que alunos que não terminaram os estudos, consigam o diploma por meio da prova. Enquanto o ENEM serve para testar os conhecimentos do aluno e ajudá-lo a ingressar no ensino superior.


Quem fez o ENCCEJA pode participar do ENEM?

Se você fez o exame do ENCCEJA e gostaria também de participar da prova do ENEM, saiba que é possível.

publicidade
Fonte: Rede Brasil

Desse modo, se você tiver atingido a pontuação necessária no ENCCEJA e já estiver com seu diploma, pode realizar inscrição para o ENEM assim como qualquer outro candidato!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Qual a Diferença entre ENEM e ENCCEJA? Entenda em Detalhes

publicidade
Juliano Menta
Formado em Comunicação Social, Juliano Menta é especialista em assuntos relacionados a Educação brasileira. Escreve para portais online desde a mais de 4 anos e está sempre de atento em tudo o que envolve o a educação no país para melhor ajudar os estudantes brasileiros.